Imagem de fundo

À medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações, acumulam experiências de vid...

À medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações, acumulam experiências de vida que irão fundamentar o substrato de seu aprendizado, direcionam seus interesses para o desenvolvimento das habilidades que utiliza em seu papel social, esperando uma imediata aplicação prática do que aprendem. Dessa forma, pode se considerar a andragogia como uma forma sequencial do modo de aprender do que como uma teoria, segundo Kaufmann (2000), pois ela oferece, quando muito, as diretrizes de aprendizagem para pessoas que tenham tendência à autonomia e à autoinstrução. Sobre a andragogia, marque a afirmativa INCORRETA.
A
Os estudantes devem fixar suas necessidades de aprendizagem, ou seja, a responsabilidade principal por seu aprendizado é deles próprios.
B
Os estudantes devem ser estimulados a participar na determinação de suas necessidades educativas, o que favorece a automotivação, a autoavaliação e a reflexão.
C
Os estudantes devem receber o programa de estudos elaborado por uma equipe técnica eficiente em que devem constar o conteúdo e a metodologia para o processo de aprendizagem.
D
Os estudantes devem se sentir calmos do ponto de vista psíquico, seguros para se exprimir sem se expor ao julgamento ácido ou ao ridículo. É necessário um ambiente de aprendizagem eficaz.
E
Deve-se incitá-los a identificar os recursos necessários para que atinjam os objetivos de aprendizado. Esse princípio estabelece a ligação entre as necessidades, os recursos e os objetivos finais da aprendizagem.