Imagem de fundo

Em relação à educação escolar, não raramente, associa-se inclusão aos portadores de def...

Em relação à educação escolar, não raramente, associa-se inclusão aos portadores de deficiência apenas. Entretanto, quase sempre ficam fora dessa categoria, e que não deveriam ficar, os portadores de altas habilidades; os que apresentam dificuldades de aprendizagem sem serem portadores de deficiência e muito menos outros grupos, como é o caso dos negros, ciganos, anões, índios, etc. O convívio com as diferenças potencializa as aprendizagens. A partir dessa perspectiva, o sentido da busca de uma educação inclusiva, fundamenta-se em uma escola:
A
aberta à comunidade que possua crianças e jovens comprometidos cognitivamente para garantir que os direitos dessas minorias excluídas seja exercido.
B
de educação especial com recursos diferenciados e que possa atender apenas aqueles que estudantes que necessitam de ações educativas especiais.
C
que tenha turmas diferenciadas, onde os alunos com necessidades educativas especiais possam compor classes específicas para eles.
D
ressignificada em suas funções sociais e políticas e em suas práticas pedagógicas para garantir a aprendizagem e a participação de qualquer estudante.
E
que discrimine as diferenças e as categorize a fim de poder atender às necessidades especiais educativas de cada criança ou jovem de maneira eficiente.