A transversalidade e a interdisciplinaridade são expressões utilizadas com muita frequê...

A transversalidade e a interdisciplinaridade são expressões utilizadas com muita frequência no contexto educativo, principalmente nas novas práticas pedagógicas. Porém, nota-se que estas expressões, apesar de fazerem parte do cotidiano de muitas escolas, acabam por ser confundidas em seus sentidos e significados. Assim, no que se refere a esses conceitos, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Ambas, transversalidade e interdisciplinaridade, se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas, diferem uma da outra, uma vez que a interdisciplinaridade se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

( ) A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles. Questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui. A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade.

( ) A interdisciplinaridade é um método de investigação onde a natureza e toda a realidade social passam a ser divididas em partes ou campos de conhecimento, surgindo as disciplinas como são conhecidas na escola. Já a transversalidade diz respeito à possibilidade de se aplicar, na prática educativa, uma forma de trabalhar os conteúdos onde as informações são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho. Os conteúdos devem estar em consonância com as necessidades do mundo do trabalho.

( ) Na verdade, interdisciplinaridade e transversalidade possuem ações intrinsecamente transformadoras, pois na medida em que rompem com a fragmentação e se propõem a discutir temas do cotidiano, rompem com as grades curriculares tradicionais, aspirando mudanças e não manutenção da realidade.

A sequência correta é:

A

F, V, F, V

B

V, V, F, V

C

F, F, F, V

D

V, V, V, V