Imagem de fundo

A aprendizagem significativa caracteriza-se pela interação entre o novo conhecimento e ...

A aprendizagem significativa caracteriza-se pela interação entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio. Nesse processo, que é não-literal e não-arbitrário, o novo conhecimento adquire significados para o aprendiz, e o conhecimento prévio fica mais rico, mais diferenciado, mais elaborado em termos de significados.

Analise as afirmativas abaixo a respeito de uma proposta de ensino voltada para a aprendizagem significativa.

I. Alunos efetivamente envolvidos em situações mobilizadoras de sua reflexão e ação, em que eles não cumprem apenas uma tarefa, mas se sintam sujeitos ativos em situação de aprendizagem.

II. Alunos como sujeitos responsáveis, desenvolvendo atividades para solucionar problemas, esclarecer dúvidas, atender objetivos e necessidades decorrentes de situações de aprendizagem.

III. Atividades em que o aluno, para além de procurar o significado da tarefa (relacionando-a com os conhecimentos prévios), tenha que encontrar sentido no que está realizando.

IV. Promoção de situações que permitam a tomada de consciência dos alunos em relação às próprias ideias de modo a poder agir sobre elas para aperfeiçoá-las ou modificá-las, agindo sob a orientação do professor ou contando com a ajuda de seus pares.

V. Ensino centrado na interação entre professor e aluno enfatizando o intercâmbio de perguntas suscita a aprendizagem significativa. À medida que aprende a formular perguntas, aprende a ir em busca de respostas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A
II, III, V apenas.
B
I, II, III, IV apenas.
C
I, III, IV apenas.
D
I, II, III, IV e V.