Imagem de fundo

A qualidade da educação está atrelada também à qualidade da informação. Nesse sentido a...

A qualidade da educação está atrelada também à qualidade da informação. Nesse sentido a Equipe Pedagógica deve estar atenta e intervir, se necessário, no cotidiano escolar, para definir o padrão de qualidade do conhecimento a ser construído pela Escola. Analise, então, as considerações que seguem e verifique quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).

( ) Os conhecimentos escolares devem facilitar ao aluno ações conscientes e seguras no mundo imediato e, além disso, permitir que amplie seu universo cultural.

( ) Os professores devem selecionar conhecimentos relevantes, que provoquem mudanças individuais e sociais, assim como formas de organização e distribuição dos conhecimentos escolares que possibilitem sua apreensão e sua crítica.

( ) Os conhecimentos ensinados são cópias de conhecimentos socialmente construídos, assim, basta inseri-los em sala de aula para que os alunos aprendam o que se pretende ensinar.

( ) Os conhecimentos de referência, para se tornarem conhecimentos escolares, precisam passar por um processo de descontextualização/recontextualização, de forma que se estabeleça uma ruptura entre o conhecimento de referência e o conhecimento escolar.

( ) A construção do conhecimento escolar requer, obrigatoriamente, a observação das etapas de desenvolvimento humano, sob pena de o aluno não aprender.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.

A
V, V, V, F. F.
B
F, V, V, V, F.
C
F, V, V, F, V.
D
V, V, F, V, F.
E
F, F, V, V, V.