Questão 810426 - Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Concurso: Prefeitura do Município de Acari - RN 2016

Cargo: Professor Nível I

Banca:

Nível: Superior

Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

São princípios e orientações para o trabalho do professor com vistas à construção do conhecimento lógico-matemático, EXCETO:
  • A. A construção do número é concebida como o principal objetivo para a aritmética das crianças escolarizadas de 4 a 6 anos, dentro do contexto da autonomia como finalidade ampla da educação.
  • B. As crianças constroem o número isoladamente, à parte do resto de seu conhecimento lógico-matemático. Contudo, existe bastante evidência teórica e empírica de que as raízes do número têm uma natureza muito particular.
  • C. A criança que já construiu o conhecimento lógico-matemático de sete ou oito, é capaz de representar esta ideia ou com símbolos ou com signos.
  • D. Uma vez que o conhecimento lógico-matemático é construído pelo fato das crianças colocarem as coisas em relação, não é surpreendente que aquelas que põem objetos numa espécie de relação também o façam em muitos outros tipos de relações.
  • E. A noção de número só pode emergir a partir da atividade de colocar todos os tipos de coisas em todos os tipos de relações. Daí decorre que o primeiro princípio de ensino é o de atribuir importância ao fato de encorajar as crianças a estarem alertas e colocarem todas as espécies de objetos, eventos e ações em todos os tipos de relações.