Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

No artigo de Moran (2001), em “Novas tecnologias e mediação pedagógica” , aponta que se há dificuldades no ensino presencial, elas não serão resolvidas no virtual. Se professor e estudante juntos, olho no olho, têm problemas sérios não resolvidos no processo ensino-aprendizagem, não serão distantes fisicamente e conectando-se virtualmente que os problemas serão solucionados automaticamente. Educação a distância não é um fast-food no qual o estudante vai e se serve de algo pronto. A respeito da Educação a Distância, segundo o autor, marque a alternativa correta.
  • A. Educação a distância é ajudar os participantes a equilibrar as necessidades e habilidades pessoais com a participação em grupos – presenciais e virtuais – por meio da qual avançamos rapidamente, trocamos experiências, dúvidas e resultados.
  • B. Educação a distância visa promover uma conexão virtual sobre as formas de como se constrói a compreensão do educando a respeito do objeto do conhecimento, sob a supervisão do tutor.
  • C. Educação a distância é integrar estudante, conhecimento, tutor e professores, virtualmente.
  • D. Educação a distância ensina ao estudante a construção da autoaprendizagem, ou seja, a responsabilidade única do estudante na construção do próprio conhecimento.
  • E. Educação a distância visa superar os problemas de relacionamento entre professor e estudante, devido à inexistência de interação presencial, mas valoriza a interação virtual e a autoaprendizagem do estudante.