Questões de Concurso de Sociologia da educação - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1177990

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área: Pedagogia 2019

Questão 28

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

De acordo com Morés (2017), a educação representa condição e parte integrante do processo de construção e de inserção social e, portanto, de desconstrução de projetos que produzem e naturalizam a exclusão social. Nesse contexto, a universidade tem como uma função social

  • A.

    amenizar, dispersar ou gerenciar as tensões que a impedem de assumir os princípios básicos que garantem a construção de um projeto democratizante e emancipatório para a sociedade.

  • B.

    zelar pela qualidade acadêmica articulada às necessidades internas e externas, direcionando-a aos fins sociais e democráticos da educação, de modo a propiciar o acesso ao conhecimento e promover a inclusão social.

  • C.

    incentivar o trabalho de pesquisa, a investigação científica e a produção de novos conhecimentos, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura.

  • D.

    desenvolver processos de ensino e aprendizagem, mediados pelas novas tecnologias, que sejam propulsores da dimensão humana, social e política.

Questão de Concurso - 1177991

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área: Pedagogia 2019

Questão 29

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Entende-se por responsabilidade social as ações que levam uma instituição a comprometer-se com a comunidade onde se insere, através de projetos que acenem para o desenvolvimento social, econômico e cultural. No Brasil, a Universidade assume sua responsabilidade social, ao

  • A.

    privilegiar atividades de ensino e pesquisa que tenham aplicação direta e prática no contexto social, tendo em vista a superação de carências ali encontradas.

  • B.

    colocar o ensino, a pesquisa e a extensão a serviço do desenvolvimento social e cultural e da melhoria da qualidade de vida e da ascensão econômica da população.

  • C.

    promover a democratização do conhecimento acadêmico e a participação da comunidade na atuação da Universidade, favorecendo a visão integrada do contexto social.

  • D.

    produzir conhecimento, pesquisa e extensão, confiança, recursos econômicos e esperança de uma comunidade, muitas vezes, carente de desenvolvimento.

Questão de Concurso - 1210617

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 26

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Analise as assertivas abaixo quanto às finalidades do ensino superior, e assinale a alternativa correta.

I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

II. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.

III. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

IV. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.

  • A.

    Todas estão corretas.

  • B.

    Todas estão incorretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas II e IV estão corretas.

  • E.

    Apenas I, II e III estão corretas.

Questão de Concurso - 1109103

Concurso UFMG Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 24

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nível Médio

De acordo com o texto “A universidade pública sob nova perspectiva” de Marilena Chaui, são pontos que constituem a condição e a forma da mudança da universidade pública pela perspectiva da formação e da democratização, EXCETO:

  • A.

    Desfazer a confusão atual entre democratização da educação superior e massificação.

  • B. Revalorizar a docência, que foi desprestigiada e negligenciada com a chamada “avaliação de produtividade”, quantitativa.
  • C.

    Colocar-se claramente contra a exclusão como forma da relação social definida pelo capitalismo e pela sociedade do conhecimento

  • D.

    Definir a autonomia universitária pelo direito e pelo poder de definir suas normas de formação, docência e pesquisa.

Questão de Concurso - 1113918

Concurso Universidade Federal Pedagogo 2019

Questão 16

Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas - FASTEF (FASTEF)

Nível Superior

Considere a citação:

“Atualmente, as economias mais avançadas se fundamentam na maior disponibilidade de conhecimento. A vantagem comparativa é determinada cada vez mais pelo uso competitivo do conhecimento e das inovações tecnológicas. Esta centralidade faz do conhecimento um pilar da riqueza e do poder das nações, mas, ao mesmo tempo, encoraja a tendência a tratá-lo meramente como mercadoria sujeita às leis do mercado e aberta à apropriação privada” (Bernheim e Chauí, UNESCO, 2008).

Agora, assinale a alternativa que analisa criticamente a situação das universidades frente à sociedade do conhecimento.

  • A.

    Em outras palavras, do ponto de vista da informação, a sociedade do conhecimento é governada pela lógica do acesso democrático à informação (sobretudo o conhecimento científico), de tal modo que propicia a abertura à ação política da sociedade civil e à promoção efetiva da informação e do conhecimento necessários à vida social e cultural que garantem o progresso livre e esclarecido das sociedades modernas.

  • B.

    Atualmente, há séria redução da média de tempo transcorrido entre o surgimento do novo conhecimento e sua aplicação pela tecnologia, o que significa que as universidades sérias finalmente se dedicarão em seus laboratórios a aplicações técnicas, voltadas para uma real necessidade do mercado, sem o investimento de tempo e dinheiro em pesquisas “científicas” sem um produto final ou melhoria de processos da realidade.

  • C.

    Com relação ao ensino, há necessidade de transmitir aos estudantes a história de cada disciplina, o conhecimento dos seus clássicos, as questões que as fizeram surgir e suas transformações se tornam ainda mais relevantes do que no passado. Em outras palavras, a absorção do espaço-tempo do capital financeiro e do mercado da moda leva ao fortalecimento do núcleo fundamental do trabalho universitário, ou seja, da formação academicista.

  • D.

    Em lugar de prometer significativo progresso e desenvolvimento autônomo das universidades, sugere, ao contrário, tanto a heteronomia da universidade (quando ela produz conhecimento destinado a gerar mais informação para o capital financeiro, curvando-se às suas necessidades e à sua lógica), como a irrelevância da atividade universitária (quando a pesquisa é definida com autonomia pelas suas sociedades ou busca responder às suas necessidades sociais e políticas).

Questão de Concurso - 91618

Concurso SEE SP Diretor de Escola 2007

Questão 35

Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível Superior

Essa mudança de postura na educação NÃO pode ser obtida através:

  • A.

    da aplicação dos novos conhecimentos ao aprimoramento da prática e do incentivo à busca constante do desenvolvimento profissional como fator de melhoria da qualidade do trabalho escolar.

  • B.

    da formação continuada que propicia fundamentação teórica nos diferentes campos de atuação dos profissionais envolvidos e da necessária articulação entre essa teoria e a prática.

  • C.

    do fortalecimento do trabalho das escolas na formulação e implementação coletiva de seus projetos.

  • D.

    do cotidiano escolar e da prática docente como fontes para inspiração e programação das atividades a partir das necessidades por elas apontadas ou nelas constatadas.

  • E.

    dos investimentos em capacitação docente em níveis de mestrado e doutorado com o fim de ampliar os conhecimentos específicos para a formação profissional.