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Considere a citação:“Atualmente, as economias mais avançadas se fundamentam na maior di...

Considere a citação:


“Atualmente, as economias mais avançadas se fundamentam na maior disponibilidade de conhecimento. A vantagem comparativa é determinada cada vez mais pelo uso competitivo do conhecimento e das inovações tecnológicas. Esta centralidade faz do conhecimento um pilar da riqueza e do poder das nações, mas, ao mesmo tempo, encoraja a tendência a tratá-lo meramente como mercadoria sujeita às leis do mercado e aberta à apropriação privada” (Bernheim e Chauí, UNESCO, 2008).


Agora, assinale a alternativa que analisa criticamente a situação das universidades frente à sociedade do conhecimento.

A

Em outras palavras, do ponto de vista da informação, a sociedade do conhecimento é governada pela lógica do acesso democrático à informação (sobretudo o conhecimento científico), de tal modo que propicia a abertura à ação política da sociedade civil e à promoção efetiva da informação e do conhecimento necessários à vida social e cultural que garantem o progresso livre e esclarecido das sociedades modernas.

B

Atualmente, há séria redução da média de tempo transcorrido entre o surgimento do novo conhecimento e sua aplicação pela tecnologia, o que significa que as universidades sérias finalmente se dedicarão em seus laboratórios a aplicações técnicas, voltadas para uma real necessidade do mercado, sem o investimento de tempo e dinheiro em pesquisas “científicas” sem um produto final ou melhoria de processos da realidade.

C

Com relação ao ensino, há necessidade de transmitir aos estudantes a história de cada disciplina, o conhecimento dos seus clássicos, as questões que as fizeram surgir e suas transformações se tornam ainda mais relevantes do que no passado. Em outras palavras, a absorção do espaço-tempo do capital financeiro e do mercado da moda leva ao fortalecimento do núcleo fundamental do trabalho universitário, ou seja, da formação academicista.

D

Em lugar de prometer significativo progresso e desenvolvimento autônomo das universidades, sugere, ao contrário, tanto a heteronomia da universidade (quando ela produz conhecimento destinado a gerar mais informação para o capital financeiro, curvando-se às suas necessidades e à sua lógica), como a irrelevância da atividade universitária (quando a pesquisa é definida com autonomia pelas suas sociedades ou busca responder às suas necessidades sociais e políticas).