Pedagogia Educação Infantil Organização do tempo e do espaço na educação infantil

A organização de um rico ambiente interacional na creche ou pré-escola constitui-se como expressão de um sistema social com suas rotinas, relações, ideologias. O ambiente determina diversas práticas sociais que desenvolvem diferentes possibilidades de aprendizagens e desenvolvimento das crianças. A relação entre ambiente e intencionalidade pedagógica está expressa na afirmativa:

  • A.

    A organização do ambiente gera uma estrutura orientadora não apenas do comportamento da criança, mas também dos adultos e dos demais membros da comunidade escolar.

  • B.

    Suportes ambientais - mobiliários e equipamentos – que criem oportunidade de trabalhos em pequenos e grandes grupos de crianças precisam compor, necessariamente, os ambientes da Educação Infantil, de modo a garantir interações entre crianças e seus pares e com os adultos.

  • C.

    Deve haver uma grande preocupação com a funcionalidade estética dos ambientes na Educação Infantil organizando murais com as produções infantis.

  • D.

    A organização de “cantinhos” – da casinha, do consultório médico, do mercadinho, dentre outros –, compromete a interação das crianças com todos os companheiros do seu grupo.