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Não basta a criança estar em um espaço organizado de modo a desafiar suas competências;...

Não basta a criança estar em um espaço organizado de modo a desafiar suas competências; é preciso que ela interaja com esse espaço para vivê-lo intencionalmente. Isso quer dizer que essas vivências, na realidade, estruturam-se em uma rede de relações e expressam-se em papéis que as crianças desempenham, em um contexto no qual os móveis, os materiais, os rituais de rotina, a professora e a vida das crianças fora da escola interferem nessas vivências.

O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele, são:

A

ineficazes para indicar qualquer projeto educacional.

B

indiferentes para demonstrar as ideias educativas ali presentes.

C

indícios de organização, educação, limpeza e disciplina;

D

reveladores de uma determinada concepção pedagógica.

E

atributos que não interferem no modelo pedagógico adotado.