Questão 1191787 - Organização do tempo e do espaço na educação infantil
Concurso: Prefeitura de Vitória - ES 2019
Cargo: Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil
Banca: Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)
Nível: Superior
Pedagogia Educação Infantil Organização do tempo e do espaço na educação infantil
Não basta a criança estar em um espaço organizado de modo a desafiar suas competências; é preciso que ela interaja com esse espaço para vivê-lo intencionalmente. Isso quer dizer que essas vivências, na realidade, estruturam-se em uma rede de relações e expressam-se em papéis que as crianças desempenham, em um contexto no qual os móveis, os materiais, os rituais de rotina, a professora e a vida das crianças fora da escola interferem nessas vivências.
O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele, são:
-
A.
ineficazes para indicar qualquer projeto educacional.
-
B.
indiferentes para demonstrar as ideias educativas ali presentes.
-
C.
indícios de organização, educação, limpeza e disciplina;
-
D.
reveladores de uma determinada concepção pedagógica.
-
E.
atributos que não interferem no modelo pedagógico adotado.