Pedagogia Educação Infantil Organização do tempo e do espaço na educação infantil

Não basta a criança estar em um espaço organizado de modo a desafiar suas competências; é preciso que ela interaja com esse espaço para vivê-lo intencionalmente. Isso quer dizer que essas vivências, na realidade, estruturam-se em uma rede de relações e expressam-se em papéis que as crianças desempenham, em um contexto no qual os móveis, os materiais, os rituais de rotina, a professora e a vida das crianças fora da escola interferem nessas vivências.

O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele, são:

  • A.

    ineficazes para indicar qualquer projeto educacional.

  • B.

    indiferentes para demonstrar as ideias educativas ali presentes.

  • C.

    indícios de organização, educação, limpeza e disciplina;

  • D.

    reveladores de uma determinada concepção pedagógica.

  • E.

    atributos que não interferem no modelo pedagógico adotado.