Questões de Concurso de Pedagogia de projetos e pesquisa em sala de aula - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1181224

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 59

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação à ação pedagógica e ao trabalho com projetos, assinale a opção correta.

  • A.

    O emprego de projetos que aproximam a escola e o professor da realidade e da identidade do estudante reforça a função da escola de apenas ensinar conteúdos.

  • B.

    A pedagogia de projeto chegou ao Brasil a partir dos estudos de Paulo Freire.

  • C.

    A pedagogia de projeto se caracteriza por sua força motivadora e geradora de aprendizagens de situações reais.

  • D.

    A proposta do trabalho por projetos deve assegurar a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos e sociais, deixando em segundo plano os aspectos cognitivos dos educandos.

  • E.

    O trabalho com projetos exige uma postura técnica que se sobrepõe a uma postura metodológica de ensino.

Questão de Concurso - 1138336

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 53

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

De acordo com Barbosa (2008), a pedagogia de projetos é traçada em grandes linhas, a saber: a definição do problema; o planejamento do trabalho; a coleta, a organização e o registro das informações; a avaliação e a comunicação. Para a autora, a organização do trabalho pedagógico por meio de projetos precisa partir de uma situação, de um problema real, de uma interrogação, de uma questão que afete

  • A.

    apenas os alunos, nas dimensões cognitiva e motora.

  • B.

    a gestão educacional.

  • C.

    o grupo, tanto no ponto vista socioemocional quanto cognitivo.

  • D.

    apenas os professores, no ponto vista afetivo-social e cognitivo.

  • E.

    apenas as crianças, no ponto de vista socioemocional.

Questão de Concurso - 1202800

Concurso Professor do Ensino Fundamental - Área: Anos Iniciais 2018

Questão 30

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

A capacitação e a formação continuada são estratégias muito importantes para a progressão da escola. Por meio delas é possível avançar e desenvolver continuamente seus processos de ensino e, consequentemente, de aprendizagem.


Avalie as afirmações sobre a elaboração e a execução de projetos e de pesquisa na escola, relevantes instrumentos de capacitação.

I. A pesquisa desenvolvida por professores e pela escola é importante porque tem como objetivo interpretar os fenômenos que ali ocorrem, mas para isso necessita da participação de todos os seus atores.

II. Cabe ao professor executar projetos na escola; por outro lado, a pesquisa cabe exclusivamente à equipe gestora devido à sua aplicabilidade.

III. A pesquisa oportuniza a inovação nas escolas, uma vez que gera novos conhecimentos e possibilita a aprendizagem por meio da experiência dos outros.

IV. Quando a escola demonstra interesse em executar projetos e pesquisas, isto se transforma em um diferencial e, ao mesmo tempo, contribui com seu processo de inovação.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A.

    II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

Questão de Concurso - 1098066

Concurso UFGD Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Questão 47

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Nível Superior

A pesquisa educacional compreende investigação em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento e refere-se à coleta e compilação de informações necessárias para tomar decisões a respeito da estrutura da educação. Envolve estudos sobre como ocorre a aprendizagem, como as instituições de ensino funcionam, como os professores ensinam, como os contextos culturais e econômicos influenciam a educação. Os resultados de tais pesquisas fornecem subsídios importantes que permitam definir novas práticas e políticas educacionais. Assinale a alternativa correta com relação à pesquisa em educação.

  • A.

    a pesquisa quantitativa se fundamenta, sobretudo, na investigação de processos ao invés de focar em produtos e resultados.

  • B.

    A pesquisa quantitativa predomina na área da educação. Esse gênero de pesquisa é essencialmente descritivo no sentido de que o investigador busca construir conceitos, hipóteses e teorias a partir de suas observações.

  • C.

    A etnogratia, estratégia de pesquisa muito utilizada na educação, faz parte dos métodos quantitativos de pesquisa, nos quais o investigador estuda um grupo cultural em seu ambiente natural durante um período de tempo prolongado.

  • D.

    A pesquisa bibliográfica caracteriza-se pela exploração em profundidade de um fato, uma situação, uma atitude ou um processo envolvendo uma ou mais pessoas.

  • E.

    A pesquisa qualitativa é definida como um ipo de investigação voltada para os aspectos qualitativos de uma determinada questão. Isto significa que ela é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente.

Questão de Concurso - 1113382

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 31

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Médio

De acordo com Vasconcellos, a finalidade de um projeto é criar e organizar o trabalho. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a como ele deve ser.

  • A. Objetivo.
  • B. Verdadeiro.
  • C. Subjetivo.
  • D. Crítico.
  • E. Comprometido.

Questão de Concurso - 1113589

Concurso Professor de Educação Básica I 2018

Questão 48

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

O trabalho por projetos contribui de forma significativa para a educação nesse mundo atual, indo ao encontro das exigências da sociedade moderna, pois o trabalho por projetos envolve um processo de construção, participação, cooperação, noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania tão necessários à sociedade emergente (Moura, 2010). Segundo a autora, a pedagogia de projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada

  • A. em conteúdos escolares práticos e cotidianos.
  • B. em um método funcional e eficiente.
  • C.

    em uma técnica atraente para transmissão dos conteúdos.

  • D. em uma metodologia pragmática e democrática.
  • E. na formação global dos alunos.

Questão de Concurso - 1123509

Concurso Professor Pedagogo 2019

Questão 40

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação e à relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos e a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio. (In: HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas.)


Uma proposta curricular organizada a partir de projetos pedagógicos pressupõe que:


  • A.

    cada evento do ano letivo seria planejado para organizar práticas pedagógicas de acordo com as comemorações relativas ao folclore de cada região.

  • B.

    se verifiquem e ordenem os componentes curriculares adequados para aliar teoria e prática, em cada trabalho desenvolvido.

  • C.

    como o estudante é o sujeito do processo de aprendizagem, suas hipóteses e seus experimentos devem ser considerados no desenvolvimento do trabalho.

  • D.

    a etapa mais importante da pedagogia de projetos é a de levantamento de conteúdos a serem verificados ao final de cada unidade desenvolvida.

  • E.

    as estratégias planejadas devem ser rigorosamente seguidas pelo professor, cumprindo-se cada uma das etapas, para garantir o alcance dos objetivos previamente definidos.

Questão de Concurso - 1191532

Concurso Professor de Ciências 2016

Questão 13

FACET Concursos (FACET)

Nível Superior

Sobre os projetos nas escolas, analise as afirmativas a seguir.


I. Os projetos que se organizam em torno de uma atividade pedagógica precisa, como, por exemplo, a montagem de um espetáculo em conjunto, a organização de uma jornada esportiva, a criação de oficinas abertas, a criação de um jornal; a cooperação é, então, o meio para realizar um empreendimento que ninguém tem a força ou a vontade de fazer sozinho; ela se encerra no momento em que o projeto é concluído.

II. Os projetos cujos desafios são a própria cooperação e que não têm prazos precisos, já que visam a instaurar uma forma de atividade profissional interativa (Gather Thurler, 1996a) que se assemelha mais a um modo de vida e de trabalho do que a um desvio para alcançar um objetivo preciso.

III. Os projetos são realizados e o professor domina suas implicações em termo de didática, avaliação e gestão de classe.

IV. Essas escolhas de projetos são oferecidas a não ser que correspondam a caminhos diferentes para atingir o mesmo objetivo de formação.

V. O projeto que cada aluno é capaz de alcançar os objetivos mínimos estabelecidos com a condição de individualizar seu percurso.

Marque a alternativa correta.

  • A.

    I e II

  • B.

    I, II, III e IV

  • C.

    III e IV

  • D.

    I, II e IV

  • E.

    III e V.

Questão de Concurso - 781933

Concurso DEPEN Especialista em Assistência Penitenciária - Área Pedagogia 2015

Questão 120

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca da pedagogia de projetos, julgue os itens subsecutivos. Trabalhar com projetos nas instituições educacionais é uma forma de colocar em prática a interdisciplinaridade sem que isso provoque, contudo, uma perda da especificidade das disciplinas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1152787

Concurso UFCE Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 48

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

A metodologia que se utiliza de projetos para unir a teoria e a prática, também denominada como pedagogia de projetos, tem ganhado grandes adeptos nas instituições educacionais brasileiras. Uma diversidade de projetos pode circular no ambiente educativo, mas é preciso situar a prática pedagógica dentro de uma dinâmica de ensino que prime pela aprendizagem dos conteúdos da ciência e da cultura. Analise as afirmativas e preencha os parênteses com (V) verdadeiro ou (F) falso.


( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende ao pesquisar, ao produzir, ao indagar, permitindo reconstruir e criar novos elementos do conhecimento.

( ) Na pedagogia de projetos o professor tem o papel de ensinar com uso da transmissão de saberes, assumindo, assim, o centro do processo formativo.

( ) Como mediador pedagógico, na pedagogia de projetos o professor não deve acompanhar o processo de aprendizagem do aluno para deixá-lo livre para se desenvolver como sujeito da sua própria aprendizagem.

( ) A pedagogia de projetos, embora desafiadora para o professor, oportuniza aos alunos uma forma de aprender articulando os vários conteúdos de distintas áreas do conhecimento.


A seguir indique, nas alternativas abaixo, a que apresenta a sequência correta de cima para baixo de itens verdadeiros e falsos


  • A.

    V, F, V, F

  • B.

    V, F, F, V

  • C.

    F, F, F, V

  • D.

    V, V, F, V

  • E.

    V, F, V, V