A pesquisa educacional compreende investigação em diferentes disciplinas e áreas do con...

A pesquisa educacional compreende investigação em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento e refere-se à coleta e compilação de informações necessárias para tomar decisões a respeito da estrutura da educação. Envolve estudos sobre como ocorre a aprendizagem, como as instituições de ensino funcionam, como os professores ensinam, como os contextos culturais e econômicos influenciam a educação. Os resultados de tais pesquisas fornecem subsídios importantes que permitam definir novas práticas e políticas educacionais. Assinale a alternativa correta com relação à pesquisa em educação.

A

a pesquisa quantitativa se fundamenta, sobretudo, na investigação de processos ao invés de focar em produtos e resultados.

B

A pesquisa quantitativa predomina na área da educação. Esse gênero de pesquisa é essencialmente descritivo no sentido de que o investigador busca construir conceitos, hipóteses e teorias a partir de suas observações.

C

A etnogratia, estratégia de pesquisa muito utilizada na educação, faz parte dos métodos quantitativos de pesquisa, nos quais o investigador estuda um grupo cultural em seu ambiente natural durante um período de tempo prolongado.

D

A pesquisa bibliográfica caracteriza-se pela exploração em profundidade de um fato, uma situação, uma atitude ou um processo envolvendo uma ou mais pessoas.

E

A pesquisa qualitativa é definida como um ipo de investigação voltada para os aspectos qualitativos de uma determinada questão. Isto significa que ela é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente.