Questão 1216782 - Pedagogia de projetos e pesquisa em sala de aula

Concurso: Prefeitura de Piracuruca - PI 2010

Cargo: Professor de Ensino Fundamental

Banca: Instituto Vicente Nelson (IVIN)

Nível: Superior

Pedagogia Pesquisa em Educação Pedagogia de projetos e pesquisa em sala de aula

A organização dos conteúdos em torno de projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e ser direcionados para metas objetivas ou para a produção de algo específico (como um jornal, por exemplo). Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados em torno de uma ou mais questões. Uma vez definido o aspecto específico de um tema, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos que já possuem sobre o assunto; buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pelas diversas áreas para dar um sentido amplo à questão. Sobre os projetos é INCORRETO afirmar que:


  • A.

    Na estruturação do projeto, a participação de todos deverá ser essencial

  • B.

    A construção de um projeto trata-se de uma estruturação de uma aula diferente, voltada para o compartilhamento de idéias entre professor e aluno.

  • C.

    Os projetos visam o estudo detalhado de um tema, nestes projetos o professor não realiza intervenções que venham a auxiliar os alunos. O aluno é responsável total por seu trabalho.

  • D.

    A inserção de projetos em sala de aula visa o trabalho diferenciado com temas diferentes do dia-a-dia, que são destacados com enfoques diferentes, principalmente os pontos de vistas oriundo da opinião dos alunos, sob supervisão dos professores.

  • E.

    O projeto sobre temas diversos, tem sua implementação em sala de aula, voltado para uma melhor compreensão dos alunos sobre temas inerentes a sua realidade.