Pedagogia Educação Infantil Funções do educador e das equipes de apoio

“O reconhecimento da Educação Infantil enquanto espaço de trocas culturais e de apropriação do conhecimento não pode prescindir de oferecer à criança desde a mais tenra idade situações que possibilitem a representação, a expressão e a comunicação de experiências por meio de diferentes formas de registros e de linguagens (Piacentini e Fantin, 2005). A alfabetização tem uma função social e cultural que não se reduz apenas na aquisição da leitura e da escrita ou como representação de um processo deslocado das experiências e das manifestações infantis” (Vitória, 2006:67) Tais reflexões apontam para a seguinte alternativa:

  • A.

    na Educação Infantil é preciso utilizar as atividades com as diferentes linguagens como propostas de preparação das crianças para o Ensino Fundamental, a fim de que já saibam ler e escrever na alfabetização.

  • B.

    leitura e escrita têm na Educação Infantil, um lugar secundário, pois a prioridade de trabalho nessa etapa é o cuidar e o brincar, não sendo necessário um investimento nessa área de conhecimento, principalmente por causa das crianças de 0 a 3 anos de idade.

  • C.

    favorecer a interação da criança com o mundo da leitura e da escrita é reconhecer que esta criança tem uma história que precisa ser levada em conta, que está imersa numa realidade social e cultural e que, portanto, vive num universo de linguagens.

  • D.

    a alfabetização concebida tanto na sua dimensão práticoutilitária, quanto na sua dimensão espontaneísta traz enormes contribuições na forma de perceber a criança como sujeito social, produtor e recriador de cultura.

  • E.

    favorecer a interação da criança com o mundo da leitura e da escrita é priorizar atividades de memorização de letras, silabas e palavras, visto que a criança está inserida em uma sociedade letrada.