Questão 1123510 - Funções do educador e das equipes de apoio
Concurso: Prefeitura de Jarú - RO 2019
Cargo: Professor Pedagogo
Banca: Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)
Nível: Superior
Pedagogia Educação Infantil Funções do educador e das equipes de apoio
Uma determinada escola desenvolvia um projeto de trabalho a partir de poetas e compositores brasileiros. Coube ao segundo ano estudar a vida e a obra de Vinícius de Moraes. A letra da canção de Toquinho e Vinícius foi, então, selecionada pelos professores para ser trabalhada como material de leitura e de análise linguística.
A criança constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita em situações de letramento, isto é, na interação com material escrito real, e não artificialmente construído porque:
-
A.
os professores não estão familiarizados com os materiais tradicionais empregados nas classes de alfabetização, dificultando seu uso nas salas de aula, por isso, adotam material escrito que circula socialmente.
-
B.
as práticas sociais envolvem-na no contexto do processo de aquisição da escrita, o que favorece o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de uso competente da língua.
-
C.
as situações reais de interação pela língua escrita são mais fáceis do que as situações criadas pelas cartilhas e manuais de alfabetização em geral.
-
D.
aconteceram muitas mudanças metodológicas e conceituais, prejudicando a sistematização de um método unificado no território nacional, portanto, cada professor emprega o método que está a seu alcance.
-
E.
os livros didáticos e as cartilhas trazem traçados de letras com os quais elas ainda não se habituaram, nas primeiras séries escolares.