Uma determinada escola desenvolvia um projeto de trabalho a partir de poetas e compositores brasileiros. Coube ao segundo ano estudar a vida e a obra de Vinícius de Moraes. A letra da canção de Toquinho e Vinícius foi, então, selecionada pelos professores para ser trabalhada como material de leitura e de análise linguística.
A criança constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita em situações de letramento, isto é, na interação com material escrito real, e não artificialmente construído porque:
os professores não estão familiarizados com os materiais tradicionais empregados nas classes de alfabetização, dificultando seu uso nas salas de aula, por isso, adotam material escrito que circula socialmente.
as práticas sociais envolvem-na no contexto do processo de aquisição da escrita, o que favorece o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de uso competente da língua.
as situações reais de interação pela língua escrita são mais fáceis do que as situações criadas pelas cartilhas e manuais de alfabetização em geral.
aconteceram muitas mudanças metodológicas e conceituais, prejudicando a sistematização de um método unificado no território nacional, portanto, cada professor emprega o método que está a seu alcance.
os livros didáticos e as cartilhas trazem traçados de letras com os quais elas ainda não se habituaram, nas primeiras séries escolares.