Pedagogia Educação Infantil Funções do educador e das equipes de apoio

Uma determinada escola desenvolvia um projeto de trabalho a partir de poetas e compositores brasileiros. Coube ao segundo ano estudar a vida e a obra de Vinícius de Moraes. A letra da canção de Toquinho e Vinícius foi, então, selecionada pelos professores para ser trabalhada como material de leitura e de análise linguística.


A criança constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita em situações de letramento, isto é, na interação com material escrito real, e não artificialmente construído porque:


  • A.

    os professores não estão familiarizados com os materiais tradicionais empregados nas classes de alfabetização, dificultando seu uso nas salas de aula, por isso, adotam material escrito que circula socialmente.

  • B.

    as práticas sociais envolvem-na no contexto do processo de aquisição da escrita, o que favorece o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de uso competente da língua.

  • C.

    as situações reais de interação pela língua escrita são mais fáceis do que as situações criadas pelas cartilhas e manuais de alfabetização em geral.

  • D.

    aconteceram muitas mudanças metodológicas e conceituais, prejudicando a sistematização de um método unificado no território nacional, portanto, cada professor emprega o método que está a seu alcance.

  • E.

    os livros didáticos e as cartilhas trazem traçados de letras com os quais elas ainda não se habituaram, nas primeiras séries escolares.