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Letramento remete às habilidades do sujeito de movimentar-se num mundo povoado de texto...

Letramento remete às habilidades do sujeito de movimentar-se num mundo povoado de textos, tanto como leitor quanto como autor de novos textos, a enriquecer o patrimônio de enunciados concretos disponível em diferentes esferas da comunicação social de uma dada sociedade. O conceito não se limita aos processos de iniciação ao mundo da escrita, como se "letramento" fosse o nome a se dar à iniciação dos sujeitos sociais num mundo a que, por este processo, passaria a ter acesso. Uma escola, qualquer que seja a escola, não poderia adotar níveis de letramento distintos para sujeitos sociais distintos, trabalhando para que alguns apenas cheguem a "respostas adequadas" ao seu contexto e levando outros a um letramento que lhes permita compreender as relações sociais, aprofundá-las ou trabalhar para modificá-las de forma crítica. Uma escola jamais poderá pôr como seus objetivos "respostas adequadas", mas, sim, respostas críticas e, para chegar ao nível da crítica, é preciso definir-se como lugar de ensino-aprendizagem não da totalidade dos campos das atividades humanas (e, portanto, introdutora dos sujeitos sociais a todos os gêneros de discurso), mas de áreas socialmente privilegiadas que levem à constituição de sujeitos sociais críticos e eticamente responsáveis. In: GERALDI, J. W. A produção dos diferentes letramentos. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 25-34, 2014 (adaptado).


Considerando a leitura do trecho, infere-se que letramento:


A

remete a um estado em que o sujeito é produtor de enunciados nas diferentes esferas da comunicação e das relações sociais de uma sociedade.

B

é o conjunto de processos de iniciação ao mundo da escrita, sendo fundamental o ensino de todos os gêneros discursivos e textuais na escola.

C

é o processo responsável pelo ensino da leitura correta e da escrita, na perspectiva da formação de sujeitos competentes.

D

no âmbito escolar, deve ser um procedimento direcionado para que os estudantes alcancem as respostas adequadas a cada contexto e a cada gênero textual.

E

ajuda a compreender os diferentes gêneros textuais, na medida em que torna o processo inicial de aquisição da leitura e da escrita mais eficaz.