Pedagogia Educação Infantil Funções do educador e das equipes de apoio

A conversa transcrita se deu entre uma professora da turma de alfabetização e sua aluna, nos primeiros dias do ano letivo:


PROFESSORA – Veja estas duas figuras com nomes de dois animais, que vou ler para você. Qual é a palavra maior: BORBOLETINHA ou OLHO?

ALUNA – Borboletinha.

PROFESSORA – Como você descobriu?

ALUNA – Eu contei as palavras que você leu.

PROFESSORA – Como foi que você contou?

ALUNA – Com cada dedo, assim: O-LHO – tem só duas palavras. Agora, de novo: BOR-BO-LE-TI-NHA – tem cinco palavras. É muito maior que olho.


Considerando a contribuição dos estudos linguísticos para as reflexões acerca do ensino de língua escrita, pode-se afirmar que a aluna:


  • A.

    associa o significado das palavras à sua representação gráfica, por isso compara o tamanho de olho e de borboleta.

  • B.

    analisa, intencionalmente, a quantidade de letras de cada uma das palavras, ao comparar o tamanho de cada termo.

  • C.

    utiliza o termo "palavras" no lugar de "sílabas", demonstrando que tem muitas dificuldades para avançar no seu processo de consciência fonológica.

  • D.

    está em uma fase muito atrasada, evidenciando a necessidade de acompanhamento pedagógico especializado o mais rápido possível.

  • E.

    emprega a habilidade de comparação das palavras quanto às suas unidades sonoras e demonstra o desenvolvimento da consciência de unidades silábicas.