Questões de Concurso de Funções do Ensino Superior - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1147371

Concurso

Questão 3

Nível

Em cada instituição de ensino superior, a extensão deve estar sujeita à contínua autoavaliação crítica, que se volte para o aperfeiçoamento de suas características essenciais de articulação com o ensino, a pesquisa, a formação do estudante, a qualificação do docente, a relação com a sociedade, a participação dos parceiros e a outras dimensões acadêmicas institucionais.


Nesse contexto, e tendo por base as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:


  • A.

    A avaliação externa in loco institucional e de cursos, de responsabilidade do Instituto Anísio Teixeira (INEP), deve considerar para efeito de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, bem como para o credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superiores, a previsão institucional e o cumprimento de, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação para as atividades de extensão.

  • B.

    Compete ao Ministério da Educação (MEC) explicitar os instrumentos e indicadores que serão utilizados na autoavaliação continuada da extensão.

  • C.

    Aos estudantes, deverá ser permitido participar de quaisquer atividades de extensão, mantidas pelas instituições de ensino superior, respeitados os eventuais pré-requisitos especificados nas normas pertinentes.

  • D.

    No processo de avaliação das atividades de extensão, deve-se considerar a demonstração dos resultados alcançados em relação ao público participante.

  • E.

    A autoavaliação da extensão deve incluir a identificação da pertinência da utilização das atividades de extensão na creditação curricular.

Questão de Concurso - 1109112

Concurso UFMG Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 32

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nível Médio

De acordo com o texto “Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do Estado”, de Sueli Mazzili, é INCORR ETO afirmar que

  • A.

    reunindo entidades sindicais e científicas do campo da Educação, o “Fórum da Educação na Constituinte” foi responsável pela inserção na carta constitucional de 1988 do artigo 207, que associa os princípios da autonomia universitária e de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

  • B.

    a criação da primeira universidade brasileira por iniciativa do governo estadual, a Universidade de São Paulo, remonta a 1920, a partir da reunião de três escolas superiores isoladas, criadas ainda no período monárquico: as Faculdades de Direitos e de Medicina e a Escola Politécnica.

  • C.

    no processo de implantação de um sistema de educação superior no Brasil, foram incorporados os modelos que englobam funções clássicas da universidade, de conservação e transmissão da cultura, do ensino das profissões e de ampliação e renovação do conhecimento.

  • D.

    o processo que gerou um novo paradigma para a universidade brasileira ocorreu no início da década de 1960, a partir do movimento deflagrado por estudantes universitários através da União Nacional dos Estudantes (UNE), baseado nas teses elaboradas por Álvaro Vieira Pinto.

Questão de Concurso - 1109114

Concurso UFMG Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 33

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nível Médio

De acordo com o texto “Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do Estado”, de Sueli Mazzili, é CORR ETO afirmar que

  • A.

    o conceito de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na educação superior tornou-se premissa para pensar e propor alternativas para esse nível de ensino, incorporando-se à história da universidade brasileira como contraponto aos modelos baseados na lógica do mercado.

  • B.

    a LDB, n. 9394/96, em seu art. 45, ao estabelecer que “a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas e privadas, com variados graus de abrangências ou especialização”, possibilitou que fosse elaborada uma nova classificação oficial das instituições do ensino superior.

  • C.

    as reformas políticas realizadas com o intuito de adequar o modelo educacional brasileiro às normas e orientações das agências universitárias internacionais vêm operando profundas mudanças também sobre a educação superior no Brasil, e consequentemente, sobre o trabalho acadêmico produzido por essas instituições.

  • D. o processo de reforma educacional inseriu-se no conjunto das medidas implementadas logo após a aprovação da nova carta constitucional, no intuito de adequar o capitalismo brasileiro aos padrões internacionais de economia, aos moldes do projeto neoliberal norte-americano.

Questão de Concurso - 1146486

Concurso IFPE Pedagogo 2019

Questão 19

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Superior

Segundo as Orientações Gerais para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), “é importante que a execução do Projeto Pedagógico do Curso seja avaliada a fim de garantir a qualidade da oferta”. Assim, conforme as citadas Orientações, em que momento o Projeto Pedagógico do Curso deve ser avaliado?

  • A.

    Antes do início e ao final de cada curso, para verificação do alcance dos objetivos almejados e revisão do referido Projeto.

  • B.

    Previamente, antes do início de cada curso, a fim de prevenir a evasão.

  • C.

    Ao final de cada curso, a fim de assegurar a sua eficiência.

  • D.

    Durante a vivência de cada curso, para redimensionamento da prática pedagógica.

  • E.

    Antes do início, durante a vivência e ao final de cada curso, para verificação do alcance dos objetivos almejados e revisão do referido Projeto.

Questão de Concurso - 1109123

Concurso UFMG Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 38

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nível Médio

De acordo com a obra Docência no ensino superior, de Selma Pimenta e Lea das Graças Anastasiou, são atribuições que marcam o ensino superior, EXCETO:

  • A.

    Valorizar a avaliação diagnóstica e compreensiva da atividade mais do que a avaliação como controle.

  • B.

    Considerar o processo de ensinar/aprender como fruto da atividade de investigação.

  • C.

    Conduzir a uma progressiva autonomia do aluno na busca de conhecimentos.

  • D.

    Substituir a simples transmissão de conteúdos por um processo de investigação do conhecimento.

Questão de Concurso - 223084

Concurso SF Consultor Legislativo - Área Educação, Cultura e Desporto 2001

Questão 5

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

O Censo da Educação Superior de 2000 registrou significativo crescimento das matrículas, em especial no setor privado. O sistema federal de educação superior é responsável por cerca de 50% das matrículas no setor público, em face do crescimento das instituições estaduais. No setor privado, as instituições de ensino superior comunitárias, confessionais e filantrópicas oferecem 51% das matrículas nesse setor.

Considerando as condições da educação superior no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Conforme está definido no artigo 207 da Constituição da República, o tripé ensino, pesquisa e extensão caracteriza o tipo de instituição educacional denominada universidade. Essa definição e caracterização constituem-se em objeto de contestação e não-cumprimento por parte do setor privado.

  • C. Certo
  • E. Errado