Pedagogia Tecnologias Educacionais Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educativas

Acerca da Tecnologia da Informação, na prática pedagógica, ser a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de procedimentos e recursos para a solução de um problema no nosso cotidiano, analise as afirmativas a seguir.

I. As tecnologias de comunicação são de elaboração concomitante por parte do emissor (que emite a mensagem) e do receptor (que recebe a mensagem), codificando e decodificando os conteúdos, conforme a sua cultura e a realidade onde vivem. As tecnologias interativas se dão através da televisão a cabo, vídeo interativo, programa multimídia e Internet.

II. O professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens e as diversas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias.

III. A identidade do docente como ator e autor, se estabelece no sentido de ser professor e confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus princípios e dos seus valores, o modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações e saberes e de sua rede de relações com outros funcionários da educação.

IV. As tecnologias de informação são as formas de gerar, armazenar, veicular e reproduzir a informação.

Assinale

  • A. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B. se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
  • C. se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.