Questão 1095608 - Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educativas

Concurso: Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

Pedagogia Tecnologias Educacionais Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educativas

“Crianças de dois anos já usam computadores em escolas: computação em colégios de educação infantil cria debate sobre aprendizagem precoce”. Com esta notícia, o jornal Folha de S. Paulo apresenta os diversos pontos de vista sobre o uso da TIC em escolas infantis. Há quem defenda o uso sob o argumento de que “as escolas precisam acompanhar o ritmo da sociedade, que é multimídia, e as crianças estão aprendendo a usar o computador para enriquecer o trabalho em sala de aula”. Para uma professora da UERJ, entretanto, “o uso precoce do computador pode trazer danos visuais, já que os órgãos visuais não estão totalmente desenvolvidos, e até problemas motores, pela diminuição da movimentação corporal” (Folha de S. Paulo, 17 mai. 2010, p. C5). Refletindo-se sobre o debate acima, conclui-se que:

  • A.

    o uso dos computadores deve ser difundido e adotado em todos os níveis educacionais, seguindo a tendência da sociedade, que já possibilita o acesso às TICs à maioria da população brasileira.

  • B. algumas opiniões sobre o assunto poderão inibir o avanço da inclusão digital. Se a escola tem recursos para investir em tecnologia deve fazê-lo para não ficar defasada em relação às concorrentes.
  • C.

    o importante na escolarização infantil é a ênfase no cuidado e nas relações de afeto, devendo-se deixar o ensino relativo aos aspectos cognitivos e o uso de ferramentas da informática para os anos iniciais.

  • D.

    ainda se encontra em estudo a questão do uso das tecnologias na escolarização das crianças pequenas, o que pressupõe alguns cuidados e critérios quanto à sua utilização nas classes de educação infantil.