Imagem de fundo

A Atenção Básica em Saúde (ABS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âm...

A Atenção Básica em Saúde (ABS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A ABS tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema único de Saúde, e o psicólogo é um dos profissionais que, inserido neste contexto, contribui para o atendimento dessa população. Considere as afirmações como verdadeiras (v) ou falsas (F) com relação ao trabalho do psicólogo na ABS:

( ) A prática psicológica no contexto da atenção primária à saúde deve ocorrer por meio da transposição do modelo clínico tradicional de atuação profissional.

( ) A atuação do psicólogo precisa ser pensada de forma a abranger os problemas de saúde mental de maior frequência e relevância naquele território.

( ) O psicólogo deve possibilitar escuta ampliada de necessidades e buscar estruturar planos terapêuticos individuais e coletivos atrelados aos diversos níveis de atenção do sistema de saúde.

( ) A territorialização e planejamento local de saúde podem ser realizados pelo psicólogo juntamente com os demais profissionais da saúde da família, para reconhecer o contexto geográfico, ecológico, socioeconômico, entrar em contato com as necessidades e potenciais de saúde da comunidade e estruturar plano de ação.

A

V; V; f; f.

B

V; V; V; V.

C

V; f; V; f.

D

f; f; V; V.