Questão 1082722 - Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas
Concurso: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) 2019
Cargo: Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Educação Pedagogia)
Banca: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Nível: Superior
Pedagogia Avaliação Educacional Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas
Arroyo (2011, p. 35) aponta a existência, no campo do currículo, de duas tendências que se contrapõem:
Neste contexto, as avaliações externas centralizadas que se dão por níveis de ensino, visando a quantificar progressos e sequências de ensino- -aprendizagem, acabam por interferir no trabalho docente. Assinale, dentre as alternativas, aquela que explicita a relação entre avaliações externas, currículo e autonomia docente.
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A.
As avaliações externas são opcionais e não interferem na autonomia do trabalho docente.
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B.
As avaliações externas acabam por atuar como um currículo oficial imposto às escolas, interferindo no direito dos docentes de serem autores e avaliadores do seu trabalho.
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C.
As avaliações externas, por não manterem relação com a avaliação e classificação das escolas, atuam somente como mais um elemento que contribui para a percepção do professor quanto aos processos de ensino-aprendizagem.
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D.
As avaliações externas não estabelecem qualquer relação com o currículo e com o trabalho docente.