Pedagogia Avaliação Educacional Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas

Arroyo (2011, p. 35) aponta a existência, no campo do currículo, de duas tendências que se contrapõem:

Neste contexto, as avaliações externas centralizadas que se dão por níveis de ensino, visando a quantificar progressos e sequências de ensino- -aprendizagem, acabam por interferir no trabalho docente. Assinale, dentre as alternativas, aquela que explicita a relação entre avaliações externas, currículo e autonomia docente.

  • A.

    As avaliações externas são opcionais e não interferem na autonomia do trabalho docente.

  • B.

    As avaliações externas acabam por atuar como um currículo oficial imposto às escolas, interferindo no direito dos docentes de serem autores e avaliadores do seu trabalho.

  • C.

    As avaliações externas, por não manterem relação com a avaliação e classificação das escolas, atuam somente como mais um elemento que contribui para a percepção do professor quanto aos processos de ensino-aprendizagem.

  • D.

    As avaliações externas não estabelecem qualquer relação com o currículo e com o trabalho docente.