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No Brasil, registra-se, desde a década de 60, a ampliação do uso de testes educacionais...

No Brasil, registra-se, desde a década de 60, a ampliação do uso de testes educacionais, no entanto, situa-se nos anos finais da década de 80 a primeira iniciativa de organização de um sistema de avaliação do ensino fundamental, em âmbito nacional, denominado pelo Ministério da Educação, a partir de 1991, de Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).


O Ministério da Educação aponta que, tendo como finalidade reverter o quadro de baixa qualidade e produtividade do ensino, caracterizadas pelos índices de repetência e evasão escolar, define-se o SAEB como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas de ensino.


Sousa (2015) apresenta alguns argumentos que expressam as razões para o uso dos sistemas de avaliação como instrumentos de gestão educacional, quais sejam:


I. Possibilidade de compreender e intervir na realidade educacional;

II. Estabelecimento de parâmetros para a comparação e classificação de escolas;

III. Criação de subsídios para a implementação de programas de inclusão de alunos com deficiência;

IV. Estímulo à escola e ao aluno por meio de premiação;

V. Estabelecimento de bases para desenvolvimento de políticas educacionais no âmbito regional;

VI. Possibilidade de controle público do desempenho do sistema escolar.


Marque a alternativa que NÃO apresenta os argumentos utilizados pela autora para expressar a concepção do papel do Estado na condução das políticas educacionais:

A

IV e VI, apenas.

B

III e V, apenas.

C

II e III, apenas.

D

II e IV apenas.