Questões de Concurso de Base Nacional Comum Curricular - BNCC - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1214707

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2019

Questão 11

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

De acordo com a Resolução CNE/CP nº 2/2-17, o termo competência envolve

  • A.

    conceitos, procedimentos, atitudes e valores.

  • B.

    conceitos e procedimentos, práticas cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores.

  • C.

    práticas cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores.

  • D.

    a mobilização de conhecimentos e habilidades para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Questão de Concurso - 1199724

Concurso Professor de Anos Iniciais 2019

Questão 29

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O componente Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC – 2018) dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC).

Com relação ao componente Língua Portuguesa, a BNCC (2018) assume a perspectiva:

  • A. Análise de discurso direto.
  • B. Essencialista no tratamento da informação.
  • C. Elucidativa diretiva de linguagem.
  • D. Existencialista no tratamento da linguagem.
  • E. Enunciativo-discursiva de linguagem.

Questão de Concurso - 1202715

Concurso Supervisor Pedagógico 2018

Questão 39

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo, referência nacional para a formulação dos currículos, apresenta o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Essas aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. Tais decisões irão adequar as proposições da BNCC à realidade das instituições escolares. (BRASIL, MEC, 2017). 


Segundo Macedo (2011), o currículo é hoje um dos temas educacionais mais importantes para as políticas públicas em educação. 

Avalie se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as concepções de currículo como norteadoras de ação efetiva na adequação das proposições da BNCC. 

( ) O entendimento do currículo como uma invenção pedagógica dá autonomia aos membros das instituições escolares para definirem suas ações, sua qualidade e alcance, sem referências a outros parâmetros curriculares. 

( ) A compreensão dos diversos modelos curriculares da contemporaneidade nos oferece possibilidades de implantação pedagógica e formacional e nos leva a evitar que possamos tomá-los como modelos que se bastam em si. 

( ) A percepção do currículo enquanto conhecimento escolhido como formativo possibilita um empoderamento; passa a ter um poder considerável, porquanto o conhecimento define como devemos ver o mundo, a sociedade e a nós mesmos. 

( ) O entendimento do currículo como concepção, organização, implementação e avaliação de conhecimentos eleitos como formativos em uma realidade marcada pela complexidade que busca modelos curriculares pautadas na perspectiva monodisciplinar. 

( ) A concepção de currículo como prática, pois introduz elementos e problemas significativos a partir dos quais se faz necessário refletir: o currículo indica caminhos, travessias e chegadas, que são constantemente realimentados e reorientados pela ação dos atores/autores da cena curricular. 

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A.

    (V); (F); (F); (V); (F).

  • B.

    (F); (F); (V): (V); (F).

  • C.

    (F): (V); (V); (F); (V).

  • D.

    (V); (V); (F); (F); (V).

Questão de Concurso - 1210187

Concurso IFFAR Pedagogo 2019

Questão 30

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Quem aprova e homologa, respectivamente, a inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum?

  • A.

    Órgãos Estaduais competentes e Instituto Nacional de Pesquisa e Ensino.

  • B.

    Órgãos Municipais competentes e Instituto Nacional de Pesquisa e Ensino.

  • C.

    Conselho Municipal de Educação e Fórum Nacional de Educação.

  • D.

    Conselho Estadual de Educação e Ministro de Estado da Educação.

  • E.

    Conselho Nacional de Educação e Ministro de Estado da Educação.

Questão de Concurso - 1215001

Concurso Professor - Área: Pedagogia 2018

Questão 25

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual foi aprovada no fim do ano de 2017, tem como objetivo a organização do currículo escolar a partir da Educação Infantil até o Ensino Médio. Esse documento possui vários conceitos que irão orientar o trabalho do professor em sala de aula. Dentre esses conceitos, qual recebe um maior enfoque?

  • A.

    Atitudes.

  • B.

    Valores.

  • C.

    Habilidades.

  • D.

    Conhecimento.

  • E.

    Competência.

Questão de Concurso - 1215002

Concurso Professor - Área: Pedagogia 2018

Questão 26

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui caráter prescritivo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Sabendo disso, é correto afirmar que a Base é um documento de caráter

  • A.

    normativo.

  • B.

    restritivo.

  • C.

    moderador.

  • D.

    estrutural.

  • E.

    legislativo.

Questão de Concurso - 1181284

Concurso Professor - Área: Ensino Fundamental 2018

Questão 39

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível Superior

Em conformidade com o PNE (2014-2024), à Base Nacional Comum Curricular cabe definir direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que orientarão a elaboração dos currículos nacionais. Na BNCC, as concepções de direito de aprendizagem e desenvolvimento são, portanto, balizadoras da proposição dos objetivos de aprendizagem para cada componente curricular. No âmbito da BNCC, são definidos alguns direitos fundamentais à aprendizagem e ao desenvolvimento com os quais o trabalho que se realiza em todas as etapas da Educação Básica deve se comprometer.

Considerando-se tal afirmativa, analise as assertivas que seguem e assinale a que está CORRETA em relação aos direitos fundamentais à aprendizagem previstos na BNCC. As crianças, adolescentes, jovens e adultos, sujeitos da educação básica têm direito

  • A.

    à apropriação de conhecimentos historicamente constituídos que lhes permitam aceitar de forma pacífica as leituras que realizam do mundo natural e social, por meio da interpretação, elaboração de hipóteses e argumentação, colaborando para a construção de uma sociedade menos solidária.

  • B.

    às oportunidades de se constituírem como indivíduos bem informados, incapazes de exercitar o diálogo ou analisar posições divergentes, desrespeitar decisões comuns para a solução de conflitos, fazer valer suas reivindicações, a qualquer custo, nas diferentes esferas da vida pública.

  • C.

    à participação em práticas e fruições de bens culturais diversificados, para que compreendam que a sua cultura é sempre superior às demais e deve ser valorizada e reconhecida como referência para a cultura universal e local.

  • D.

    à apropriação de conhecimentos e experiências que possibilitem o entendimento da centralidade do trabalho, no âmbito das relações sociais e econômicas, permitindo estar preparados para o mercado de trabalho, mesmo que esse preparo não esteja alinhado ao seu projeto de vida pessoal.

  • E.

    ao respeito e ao acolhimento na sua diversidade, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, convicção religiosa ou quaisquer outras formas de discriminação, bem como terem valorizados seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual devem se comprometer.

Questão de Concurso - 1010392

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2018

Questão 38

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

No recente documento da Base Nacional Comum Curricular é indicado que a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Ciências precisam promover interações nas quais as crianças possam investigar e explorar seu entorno e ampliar seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural. Para tanto, devem ser explorados os elementos característicos de um processo de investigação em ciências. Os elementos do processo investigativo da Ciência, que podem ser explorados pelo professor a partir de situações-problema do cotidiano, bem como sua principal função, estão contidos em:
  • A. Fazer observações, manipular objetos, propor hipóteses, levantar dados, consultar fontes para buscar respostas às suas indagações. A principal função desses elementos é permitir a tomada de decisões fundamentadas.
  • B. Reconhecer numerais cardinais e ordinais, identificar formas geométricas de acordo com as cores solicitadas, formular hipóteses, pintar desenhos de animais da região. A principal função é ampliar os elementos de participação social.
  • C. Manipular objetos e classificá-los de acordo com regras estabelecidas, identificar os fenômenos atmosféricos, os animais e as plantas da região pelo nome científico. A principal função é formar futuros cientistas.
  • D. Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, explorar habilidades manuais para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. A principal função é permitir uma participação fundamentada na sociedade.
  • E. Contar oralmente objetos em contextos diversos, levantar hipóteses e dados, copiar ou desenhar a partir de textos de divulgação científica, manter a sala de aula organizada e limpa. A principal função é formar futuros cientistas.

Questão de Concurso - 1123511

Concurso Professor Pedagogo 2019

Questão 42

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A poesia diz que “Vamos todos numa linda passarela”. Nessa caminhada desde cedo as crianças vivenciam experiências sociais na família, na instituição escolar e na coletividade. Visando à abordagem dessas interações, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC apresenta o campo de experiências “O eu, o outro e o nós”.


Com relação às experiências desse campo que podem ser vivenciadas na Educação Infantil, é correto afirmar que devem:


  • A.

    afastar as crianças das pessoas que têm outros modos de vida, respeitando as diferenças.

  • B.

    evitar o contato entre as crianças de mesma faixa etária ao explorar espaços e brinquedos.

  • C.

    evitar contato das crianças com pessoas e grupos que têm os mesmos rituais de cuidados pessoais.

  • D.

    promover a exploração dos brinquedos, materiais e espaços sempre individualmente.

  • E.

    promover o contato das crianças com outros grupos sociais e culturais e outros modos de vida.

Questão de Concurso - 1215021

Concurso Professor - Área: Pedagogia 2018

Questão 41

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

A Base Nacional Comum Curricular aborda seis pontos relacionados ao direito a aprendizagem das crianças, os quais são fundamentais para o bom desenvolvimento delas no decorrer do processo de ensino-aprendizado. Um desses pontos discorre a respeito da importância de se ter contato com adultos, crianças, grandes e pequenos grupos, utilizando diversos tipos de linguagens, podendo dessa forma ampliar seu contato com relação a novas culturas e diferentes pessoas. A qual critério esse posicionamento se refere?

  • A.

    Trabalhar.

  • B.

    Conviver.

  • C.

    Participar.

  • D.

    Brincar.

  • E.

    Expressar.