A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter
normativo, referência nacional para a formulação dos currículos,
apresenta o conjunto de aprendizagens essenciais que todos
os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades
da Educação Básica. Essas aprendizagens só se materializam mediante
o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em
ação. Tais decisões irão adequar as proposições da BNCC à realidade
das instituições escolares. (BRASIL, MEC, 2017).
Segundo Macedo (2011), o currículo é hoje um dos temas educacionais
mais importantes para as políticas públicas em educação.
Avalie se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as
concepções de currículo como norteadoras de ação efetiva na
adequação das proposições da BNCC.
( ) O entendimento do currículo como uma invenção pedagógica
dá autonomia aos membros das instituições escolares para
definirem suas ações, sua qualidade e alcance, sem referências
a outros parâmetros curriculares.
( ) A compreensão dos diversos modelos curriculares da contemporaneidade
nos oferece possibilidades de implantação
pedagógica e formacional e nos leva a evitar que possamos
tomá-los como modelos que se bastam em si.
( ) A percepção do currículo enquanto conhecimento escolhido
como formativo possibilita um empoderamento; passa a ter
um poder considerável, porquanto o conhecimento define
como devemos ver o mundo, a sociedade e a nós mesmos.
( ) O entendimento do currículo como concepção, organização,
implementação e avaliação de conhecimentos eleitos como
formativos em uma realidade marcada pela complexidade
que busca modelos curriculares pautadas na perspectiva monodisciplinar.
( ) A concepção de currículo como prática, pois introduz elementos
e problemas significativos a partir dos quais se faz necessário
refletir: o currículo indica caminhos, travessias e chegadas,
que são constantemente realimentados e reorientados
pela ação dos atores/autores da cena curricular.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é