Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo

Compreendemos que o currículo está no centro da relação educativa. Ele é a expressão das relações que se dão na escola, nas experiências e visões de mundo de seus criadores. Implica o pensar sobre que cidadãos e profissionais estão sendo preparados para viver e conviver neste mundo tão complexo. A nova concepção de currículo, segundo Bizzo,1992, visa:


I. superar a fragmentação, através do tratamento interdisciplinar, dado aos conhecimentos de cada área. 

II. a inserção das culturas juvenis na escola, como a música, as linguagens e os códigos, o namoro, a indumentária e o jeito de ser “do seu tempo”, nos diferentes espaços. 

III. estimular a individualidade das disciplinas pela necessidade do domínio do conhecimento específico. 

IV. dar instrumentos ao aluno para se inserir no presente que vivem e preparar-se para o futuro que quer viver. 

V. superação do conteudismo na medida em que aponta a necessidade de se construir conhecimentos significativos e contextualizados para os jovens. 


As afirmativas corretas são:

  • A.

    somente I, II, III e V.

  • B.

    somente III e IV.

  • C.

    somente I, III e IV.

  • D.

    somente I, II, IV e V.

  • E.

    somente I, II e IV.