Compreendemos que o currículo está no centro da relação educativa. Ele é a expressão das relações que se dão na escola, nas experiências e visões de mundo de seus criadores. Implica o pensar sobre que cidadãos e profissionais estão sendo preparados para viver e conviver neste mundo tão complexo. A nova concepção de currículo, segundo Bizzo,1992, visa:
I. superar a fragmentação, através do tratamento interdisciplinar, dado aos conhecimentos de cada área.
II. a inserção das culturas juvenis na escola, como a música, as linguagens e os códigos, o namoro, a indumentária e o jeito de ser “do seu tempo”, nos diferentes espaços.
III. estimular a individualidade das disciplinas pela necessidade do domínio do conhecimento específico.
IV. dar instrumentos ao aluno para se inserir no presente que vivem e preparar-se para o futuro que quer viver.
V. superação do conteudismo na medida em que aponta a necessidade de se construir conhecimentos significativos e contextualizados para os jovens.
As afirmativas corretas são:
somente I, II, III e V.
somente III e IV.
somente I, III e IV.
somente I, II, IV e V.
somente I, II e IV.