Imagem de fundo

De acordo com a obra O currículo: uma reflexão sobre a prática, de J. Gimeno Sacristán,...

De acordo com a obra O currículo: uma reflexão sobre a prática, de J. Gimeno Sacristán, classifique cada uma das afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F).

I. ( ) O currículo é uma práxis antes que um objeto estático emanado de um modelo coerente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias às crianças e aos jovens, que tampouco se esgota na parte explícita do projeto de socialização cultural nas escolas.

II. ( ) O currículo é uma ferramenta da função socializadora e cultural que determinada instituição tem, que ordena em torno dele uma série de subsistemas, entre os quais se encontra a prática cultural desenvolvida em instituições escolares que comumente chamamos de ensino.

III. ( ) A teorização sobre o currículo deve ocupar-se necessariamente das condições de realização do mesmo, da reflexão sobre a ação educativa nas instituições escolares, em função da complexidade que se deriva do desenvolvimento e realização do mesmo.

IV. ( ) O s currículos, porque impostos, são a expressão do desequilíbrio de interesses e forças que gravitam sobre o sistema educativo num dado momento, enquanto que através deles se realizam os processos da educação no ensino escolarizado.

V. ( ) A s funções que o currículo cumpre como expressão do projeto de dominação social e econômica são realizadas através dos conteúdos, de seu formato e das práticas que apresentam à comunidade escolar.

A alternativa CORR ETA é:

A

V, V, F, F, V.

B

V, F, V, F, F.

C

V, F, F, V, F.

D

V, V, V, F, F.