Sobre o currículo, Sacristan (2013) NÃO concorda que:
A importância fundamental do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele não significa a expressão do projeto cultural e educacional que as instituições de educação dizem que irão desenvolver com e para os alunos.
Os currículos são complexos, pois existem variações entre os países quando da sua formulação e, também, são distintos. Afirmar que são distintos não significa tanto que seus conteúdos variam, o que é verdade, mas que, por exemplo, eles são valorizados de maneira desigual, recebem pressões de diferentes frentes, se dirigem a públicos distintos.
Do contato ou encontro entre o sujeito e o conteúdo, pode-se esperar e desejar que o sujeito desenvolva determinados processos.
O currículo recebeu o papel decisivo de ordenar os conteúdos a ensinar, estabelecendo níveis e tipos de exigências e ordena também o tempo escolar.
Não podemos esquecer que entre a cultura mais elaborada feita pelos especialistas e a recepção do saber pelos estudantes, existem agentes culturais mediadores, como os professores, os livros didáticos e demais materiais didáticos.