Questões de Concurso de Filosofia - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1064891

Concurso IFPR Pedagogo 2019

Questão 40

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Princípios são leis ou fundamentos gerais de uma determinada racionalidade, dos quais derivam leis ou questões mais específicas. No caso do trabalho como princípio educativo, a afirmação remete à relação entre o trabalho e a educação, no qual se afirma o caráter formativo do trabalho e da educação como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano. Portanto, identifique a alternativa correta que trata do seu campo específico de discussão teórica em que se parte do trabalho como produtor dos meios de vida, tanto nos aspectos materiais como culturais, ou seja, de conhecimento, de criação material e simbólica, e de formas de sociabilidade.
  • A. Construtivismo
  • B. Existencialismo
  • C. Materialismo histórico
  • D. Neoliberalismo
  • E. Comunismo

Questão de Concurso - 1106456

Concurso Prefeitura de Tuntum Professor - Área: Educação Infantil 2019

Questão 39

Instituto Machado de Assis

Nível Superior

Sobre as concepções de educação, analise as afirmativas a seguir. 


I – No século XVII Comenius desenvolveu ideias avançadas sobre a Educação, defendeu que todos têm direitos naturais à felicidade eterna com Deus. O homem ao realizar os desígnios da natureza das coisas, suas observações e fenômenos, desenvolve os órgãos do sentido para que registrem as informações na mente do aluno, não ensinando nada que a criança não possa compreender.


II – Jean Jacques Rousseau propôs uma concepção baseada na necessidade e interesse instantâneo da criança. O contato da criança com o mundo que a rodeia é que irá despertá-la, pois o homem é bom em seu estado natural. O educador deveria afastar da criança os vícios da sociedade permitindo abrir-se espontaneamente, o que lhe é inato. 


III – Henrique Pestalozzi deu grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas. Deu ênfase ao método intuitivo, analisando objetos e fenômenos da natureza. 


IV – O alemão Johan Friedrich Herbart defende que no âmbito da política educacional e no recinto do interior da escola, na verdade, nós combatemos com duas posições antiéticas e que, era de regra convencionalmente traduzida em termos do novo e do velho, da Pedagogia Nova e Pedagogia Tradicional. 



Estão corretas as afirmativas:

  • A. II, III e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. I, III e IV.

Questão de Concurso - 1139854

Concurso SEDUCE Professor - Área Biologia 2018

Questão 33

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, presidida por Jacques Dellors, publicou, para a UNESCO, em 1996, o relatório "Um tesouro a descobrir", no qual são apresentados os quatro pilares sobre os quais a educação deveria estar fundada: o aprender a conhecer; o aprender a fazer; o aprender a conviver; e o aprender a ser. Na busca de uma educação com qualidade para todos, os quatro pilares têm sido objeto de inúmeros investimentos na formação dos professores. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o significado do "aprender a ser".

  • A.

    Consiste em desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos, os valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

  • B.

    Consiste em destacar, em todas as situações, a relação entre professor e aluno, além das tecnologias de última geração, que, por sua vez, devem limitar-se a apoiar a relação (transmissão, diálogo e confronto) entre o docente e o discente.

  • C.

    Consiste em privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, assegurando o desenvolvimento do ensino, alternado com o trabalho, e o benefício das oportunidades oferecidas ao longo de toda a vida.

  • D.

    Consiste em desenvolver, da melhor maneira possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória; raciocínio; sentido estético; capacidades físicas; e aptidão para comunicar-se.

  • E.

    Consiste em adquirir não só uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais abrangente, a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho oferecidas aos jovens e adolescentes, seja espontaneamente, na sequência do contexto local ou nacional, seja formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino, alternado com o trabalho.

Questão de Concurso - 1123496

Concurso Professor Pedagogo 2019

Questão 27

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

“A partir dos anos 1960, e durante quase 45 anos, Pierre Bourdieu produziu um conjunto de análises no âmbito da Sociologia da Educação e da Cultura que influenciou decisivamente algumas gerações de intelectuais, obtendo o reconhecimento de pesquisadores, estudantes e ativistas que atuam em várias outras esferas da sociedade. 

Bourdieu, em seus escritos, procurou questionar, nas sociedades de classes, temática que persegue muitos intelectuais: a compreensão de como e por que pequenos grupos de indivíduos conseguem se apoderar dos meios de dominação, permitindo nomear e representar a realidade, construindo categorias, classificações e visões de mundo às quais todos os outros são obrigados a se referir.” 

(https://revistacult.uol.com.br/home/bourdieu e a educacao/)


Para Bourdieu, no âmbito educacional, o procedimento que se converte num poderoso instrumento de libertação é o da:


  • A.

    ideologia cidadã e política.

  • B.

    compreensão do mundo.

  • C.

    institucionalização do saber.

  • D.

    consciência de classes.

  • E.

    convicção filosófica.

Questão de Concurso - 1131975

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 27

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

De acordo com Demo, educação tem a ver com qualidade:

I. Formal.

II. Crítica.

III. Política.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1064927

Concurso IFPR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 36

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

As relações humanas têm sido estudadas como uma ciência – a ciência do comportamento humano, em seu relacionamento intra e interpessoal. O estudo das Relações Humanas vale-se de outras ciências que estudam o homem em seu relacionamento. Assinale a alternativa que indica essas ciências.
  • A. Psicologia, Sociologia, Moral.
  • B. Psicologia, Sociologia, Medicina.
  • C. Psicopedagogia, Psicologia, Sociologia.
  • D. Psicologia, Sociologia, Matemática.
  • E. Psicologia, Sociologia, Engenharia.

Questão de Concurso - 1113552

Concurso Professor de Educação Básica I 2018

Questão 31

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Fundamentos sócio-filosóficos são a base para o entendimento da educação na sociedade, de forma crítica, construída através da reflexão, da pesquisa, da observação [...] Para o professor/educador, é fundamental filosofar sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico diário, buscar respostas para as dificuldades e para as conquistas do dia-a-dia. (Queiroz; Moita, 2007)

E o que é filosofar? De acordo com as autoras, filosofar é

  • A.

    construir ideias próprias sobre questões ainda não pensadas.

  • B.

    desenvolver a capacidade de abstrair a realidade que nos cerca.

  • C.

    assumir uma postura metafísica diante dos problemas cotidianos.

  • D.

    conhecer as principais ideias filosóficas da história da humanidade.

  • E.

    colocar tudo como objeto a ser refletido, perguntar sobre tudo.

Questão de Concurso - 1064936

Concurso IFPR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 45

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

As relações interpessoais pressupõem o outro e, nesse sentido, pressupõem, também a incorporação de normas comuns, que é feita pelo processo socializador. Somente quando passam por este processo socializador é que os indivíduos se tornam membros efetivos da sociedade. Na forma complexa da interiorização, não somente compreende-se os processos subjetivos momentâneos dos outros, mas compreende-se o mundo em que se vive e esse mundo torna-se o próprio. Deste modo, assinale a alternativa incorreta.
  • A. Conviver é viver em grupo, é partilhar a vida. Em todo grupo humano constituído existe a necessidade de conviver, de aprender a conviver e isso pressupõe um processo de socialização.
  • B. Só por intermédio dos processos de socialização é que qualquer sociedade pode continuar existindo. Se esse processo fracassar, a sociedade extinguir-se-á, na pior das hipóteses, ou converter-se-á numa sociedade muito diferente, na melhor das hipóteses.
  • C. O homem, enquanto ser social, enquanto um ser de relações sociais está em permanente movimento, num exercício contínuo de transformação, de convivência num mundo de objetos e significados já construídos pelos outros homens.
  • D. Nas relações sociais nos apropriamos desse mundo cultural e desenvolvemos o "sentido pessoal" transformando, reestruturando, ressignificando o que já encontramos construído, produzindo, assim, uma compreensão sobre o mundo, sobre si mesmo e os outros, compreensão essa construída no processo de produção da existência, compreensão essa que tem sua matéria-prima na realidade objetiva e na realidade social, mas que é própria do indivíduo.
  • E. O indivíduo é produto da sociedade assim como a sociedade é produto do homem, já que o indivíduo absorve passivamente o mundo social (com suas instituições, papéis, e identidades apropriadas).

Questão de Concurso - 1065042

Concurso

Questão 41

Nível

Segundo Kant, a vontade dá dignidade ao ser humano: ele apenas obedece àquilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na obra “Cinco Estudos de Educação Moral”, o organizador Lino de Macedo aborda questões referentes à autonomia e obediência. Sobre esses temas, é correto afirmar que
  • A. na autonomia, a obediência a uma regra se dá pelo medo de punição ou pelo interesse nas vantagens a serem obtidas pessoalmente.
  • B. na heteronomia, obedecer a regras implica em assimilar e concordar com as normas.
  • C. na autonomia, a obediência a uma regra se dá pela compreensão e concordância com sua validade universal.
  • D. a obediência sem autonomia exige uma reflexão crítica, um ato de pensamento sobre as regras construídas coletivamente.
  • E. na autonomia, obedecer significa concordar com regras e normas, através de ações punitivas.

Questão de Concurso - 1155719

Concurso Intérprete de Libras 2019

Questão 29

FUNDEP Gestão de Concursos (FUNDEP )

Nível Médio

Gómez (1998) pontua sobre uma função incontestável que cumpre a educação: a de socialização, uma vez que a configuração social da espécie se torna um fator crucial da hominização e da humanização do homem.

Conforme as reflexões do autor sobre a função peculiar da escola de atender e canalizar o processo de socialização das novas gerações, analise as afirmativas a seguir.

I. O aprendizado e a assimilação de teorias, disposições e condutas pelos alunos ocorrem, principalmente, por serem resultantes da transmissão e do intercâmbio de ideias e conhecimentos explícitos no currículo oficial.

II. Entre os aspectos do desenvolvimento do currículo relevantes para entender os mecanismos de socialização usados pela escola, encontra-se o relativo aos modos de organizar a participação dos alunos na formulação, no estabelecimento e no controle das formas e normas de convivência e interação.

III. A organização do desenvolvimento radical da função compensatória das desigualdades de origem, por meio da atenção e do respeito pela diversidade, é um dos eixos de intervenção para a concretização da função educativa da escola na sociedade pós-industrial contemporânea.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.