Imagem de fundo

A Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, presidida por Jacques Dellor...

A Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, presidida por Jacques Dellors, publicou, para a UNESCO, em 1996, o relatório "Um tesouro a descobrir", no qual são apresentados os quatro pilares sobre os quais a educação deveria estar fundada: o aprender a conhecer; o aprender a fazer; o aprender a conviver; e o aprender a ser. Na busca de uma educação com qualidade para todos, os quatro pilares têm sido objeto de inúmeros investimentos na formação dos professores. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o significado do "aprender a ser".

A

Consiste em desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos, os valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

B

Consiste em destacar, em todas as situações, a relação entre professor e aluno, além das tecnologias de última geração, que, por sua vez, devem limitar-se a apoiar a relação (transmissão, diálogo e confronto) entre o docente e o discente.

C

Consiste em privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, assegurando o desenvolvimento do ensino, alternado com o trabalho, e o benefício das oportunidades oferecidas ao longo de toda a vida.

D

Consiste em desenvolver, da melhor maneira possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória; raciocínio; sentido estético; capacidades físicas; e aptidão para comunicar-se.

E

Consiste em adquirir não só uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais abrangente, a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho oferecidas aos jovens e adolescentes, seja espontaneamente, na sequência do contexto local ou nacional, seja formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino, alternado com o trabalho.