Questões de Concurso de Construção Histórica da Universidade Brasileira - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1064937

Concurso IFPR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 46

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Historicamente, a instituição Universidade constituiu-se como lugar de produção do conhecimento, posteriormente agregando a função de formação de profissionais, com caminhos e tempos distintos, conforme o país, mas que traz como marca inerente o reconhecimento de um dado tipo de conhecimento, o científico, e uma autonomia autocentrada que lhe permite estabelecer o que merece ser pesquisado e o tipo de diálogo ou monólogo em relação à sociedade, ou com quais setores ele é estabelecido. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

II. Mais marcadamente a partir do final dos anos de 1970, o processo de questionamento da ditadura e de posterior redemocratização do país foi acompanhado de fortalecimento dos movimentos sociais, com proposições de maior abertura política, mas também acadêmica, atribuindo-se à educação um papel fundamental e às Universidades funções sociais e políticas, o que necessariamente envolve a Pesquisa.

III. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

IV. Quando da elaboração da Constituição Brasileira de 1988, o Fórum Nacional da Educação na Constituinte liderou a aprovação de emenda popular que formulava o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada e expressão da expectativa de construção de um projeto democrático de sociedade

Assinale

  • A. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • B. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

Questão de Concurso - 1109125

Concurso UFMG Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 39

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nível Médio

Assinale a alternativa INCORR ETA, de acordo com a obra Docência no ensino superior, de Selma Pimenta e Lea das Graças Anastasiou:
  • A.

    O ensino superior no Brasil iniciou-se em 1808, no período colonial, com a criação de escolas isoladas, em consequência do pacto colonial entre as nações europeias. O modelo adotado nessas escolas foi o franco-napoleônico, que se caracterizava por uma organização não universitária.

  • B. As primeiras instituições escolares implantadas no Brasil foram organizadas de forma diferenciada das demais escolas jesuíticas dos vários países, nos quais o trabalho de escolarização era realizado num contexto em que os aprendizes possuíam conceitos básicos dos saberes históricos europeus.
  • C. A universidade brasileira recebeu influência do modelo humboldiano, criado na Alemanha, no final do século XIX. Essa universidade, voltada para a resolução dos problemas nacionais, busca unir entre si professores e alunos pela pesquisa, em institutos e em centros de pesquisa.
  • D. No período da ditadura militar, como resultado dos acordos MEC/Usaid, separa-se a pesquisa do ensino, deixando à graduação a responsabilidade de formação dos quadros profissionais e destinando à pós-graduação a responsabilidade da pesquisa.

Questão de Concurso - 1082754

Concurso IFSP Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 2018

Questão 37

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Nível Superior

Silva Jr. e Sguissardi (2001) discutem a questão do público e do privado em face da tendência de mercantilização da Educação Superior, conforme o trecho a seguir, extraído da obra dos autores:

“(...) Na atual conjuntura histórica do país, faz-se presente um processo de profunda tecnificação da política conduzido por um Poder Executivo, de ilimitados poderes, e comandado por lideranças cuja ação rememora o tempo dos déspotas esclarecidos” (SILVA JR. E SGUISSARDI, 2001, p. 78).

Diante da perspectiva de análise dos autores nesse período, é correto afirmar que:

  • A.

    O movimento de reconfiguração da educação de nível superior brasileira teve como meta o distanciamento da organização do espaço social, segundo a lógica do mercado, em meio à redefinição dos conceitos de público e de privado.

  • B.

    No caso brasileiro, o processo de expansão de uma nova forma de organização do capitalismo desenvolveu-se desde o início de 1970, mas tomou impulso decisivo em 1980.

  • C.

    O propósito de Bresser Pereira tornou-se explícito nessa lógica da reforma do Estado, tratando- se de introduzir, na educação superior, a racionalidade gerencial capitalista e privada.

  • D.

    O processo de expansão do capital tende a reorganizar o espaço social da educação, segundo sua própria racionalidade, entretanto, fazendo- -o apenas do ponto de vista econômico.

Questão de Concurso - 1085555

Concurso IFMG Pedagogo 2017

Questão 39

Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Nível Superior

São reflexões apresentadas por Cunha (2004) acerca do processo de desenvolvimento do ensino superior no Brasil, EXCETO:

  • A.

    O resultado da enorme expansão do ensino superior é a desvalorização dos diplomas de graduação, em termos materiais e simbólicos.

  • B. O crescimento do ensino superior foi acompanhado de mecanismo de formação docente, destacando a preparação específica para o magistério superior nas instituições de educação superior privadas.
  • C.

    As instituições públicas não são homogêneas: há as que apresentam qualidade equivalente ao que existe de melhor no plano internacional e as que reproduzem a trilha de improvisação das universidades mais antigas.

  • D.

    Previsão de três tendências de desenvolvimento do ensino superior: a regulação pelo mercado, a estatização e uma combinação dessas duas.

Questão de Concurso - 1114055

Concurso UNIRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Questão 15

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Nível Superior

A Comissão Meira Matos, como ficou conhecida, fez um diagnóstico da educação no País, identificando as suas deficiências e precariedades, ao mesmo tempo em que foram feitas sugestões de mudanças no sistema de ensino, notadamente nas universidades.

Essas soluções contemplavam a radical reforma no ensino superior que recomendava, dentre elas, a

  • A.

    flexibilização da base conceitual que indicava a teoria do capital humano.

  • B.

    ideia de retrabalho na gestão da administração superior da universidade.

  • C.

    condição imperativa da desmobilização estudantil.

  • D.

    implantação de demandas públicas em detrimento das privadas.

  • E.

    alteração do regime de trabalho docente identificados com o Projeto Rondon.

Questão de Concurso - 1114088

Concurso UNIRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Questão 22

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Nível Superior

De acordo com BARRICELLO, 2001; NISKIER, 1989, pode-se afirmar que contribuiriam para formar a concepção brasileira de ensino superior – e não de universidade, dada sua tardia consolidação, o(s) sistema(s)

I) francês, implantado a partir de 1808, que preparava as elites para o exercício do cargo de regulamentação e manutenção da ordem social ou profissões liberais prestigiadas.

II) alemão, introduzido com a Lei Francisco Campos de 1955, em plena revolução varguista, para equipar tecnicamente as elites profissionais do país.

III) norte-americano, de influência crescente no Brasil após a 2ª Guerra Mundial e, especialmente, por meio da Reforma Universitária de 1968.

Está (ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. III, somente.
  • B. I e III, somente.
  • C. II e III, somente.
  • D. I, somente.
  • E. I, II, III.