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“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. S...

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Q1147332
Teclas de Atalhos
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“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que fizemos e o que fazemos”. (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP. 2000, p. 67)


Baseado na perspectiva de educação defendida pelo autor, alinhada ao trabalho do pedagogo, assinale a alternativa CORRETA:


A

O diálogo e a aproximação dos profissionais da educação - pedagogos e professores - revelam uma nova perspectiva de trabalho, em que a parceira é construída com base na ética e compromisso social, no planejamento conjunto, cabendo ao pedagogo o aconselhamento e inspeção do plano curricular.

B

O pedagogo, em parceria com os demais profissionais da escola, participa do projeto político-pedagógico, buscando identificar e contrapor as relações de poder, discriminação e exclusão, propondo um agir comprometido com a reflexão crítica e a educação transformadora.

C

O pedagogo é o profissional que tem sólida formação teórica, compromisso político e clareza das questões emergenciais presentes na escola, e que, aliado ao mercado de trabalho, no contexto da educação profissional, enfrenta alguns desafios que a realidade impõe.

D

O trabalho pedagógico é interdisciplinar e, portanto, balizado nos princípios de inclusão, permanência e êxito dos educandos, de modo que é responsabilidade dos pedagogos o controle da frequência e assiduidade dos educandos no seu percurso formativo.

E

A prática educativa deve estar voltada ao contexto escolar, às dinâmicas e cenários da sala de aula, que são ponto de partida para a contextualização, reflexão e intervenção, pautadas no trabalho coletivo e integrado para a inclusão e o ajustamento do educando.