Questões de Concurso de Planejamento, seleção e organização dos conteúdos curriculares - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1064890

Concurso IFPR Pedagogo 2019

Questão 39

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares. Sobre o tema, é incorreto afirmar que
  • A. os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
  • B. o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
  • C. nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
  • D. a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.
  • E. conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos, como temas transversais, nos currículos escolares, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.

Questão de Concurso - 1177864

Concurso SEC Professor - Área: Língua Portuguesa 2017

Questão 3

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Na organização curricular encontramos, muitas vezes, uma valorização diferente entre os conhecimentos escolares. Exemplo disso é a prioridade dada à matemática em detrimento da língua estrangeira ou da geografia. Nessa hierarquia se supervalorizam as chamadas disciplinas científicas, secundarizando-se os saberes referentes às artes e ao corpo; silenciam-se as vozes de muitos indivíduos e grupos sociais e classificam-se seus saberes como indignos de entrarem na sala de aula e de serem ensinados e aprendidos.


Em vista disso, é correto afirmar que


  • A.

    a área das ciências exatas é valorizada pela importância que significa para o mundo do trabalho.

  • B.

    os saberes são igualmente reconhecidos e selecionados na organização curricular da escola.

  • C.

    o conhecimento científico é desconsiderado e o saber prático reconhecido na organização curricular.

  • D.

    os conhecimentos do ensino fundamental e médio são uma adaptação do conhecimento científico.

  • E.

    os saberes socialmente reconhecidos são legitimados e os saberes populares estigmatizados.

Questão de Concurso - 1084063

Concurso

Questão 20

Nível

Em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, o professor de Ciências está ensinando o conteúdo “Natureza cíclica das transformações da água na natureza”. Ao final dos 50 minutos de aula, o professor recolhe seu material, apaga as anotações do quadro e se despede. Na aula seguinte, a professora de Geografia, a partir da leitura do livro didático, inicia o estudo de um novo tema: “Os rios e as bacias hidrográficas”. Sobre a situação hipotética acima, com base em Hernández (1998), assinale a afirmativa correta.

  • A.

    A organização curricular compartimentada favorece a transdisciplinaridade.

  • B. A comunicação e a interação entre os departamentos e seus professores favorece o trabalho interdisciplinar.
  • C.

    Cabe somente aos alunos desenvolverem uma atitude de relação entre as informações que lhes são apresentadas.

  • D.

    Os professores desenvolvem estratégias que constroem pontes entre diversos fenômenos e problemas.

  • E.

    A organização escolar baseia seu currículo nas disciplinas acadêmicas e na transmissão de conteúdos.

Questão de Concurso - 1084076

Concurso

Questão 29

Nível

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento apresentado pelo personagem da tira acima.

  • A.

    O currículo escolar deve valorizar os conteúdos, não interferindo na estrutura da escola.

  • B.

    O currículo deve ser um recipiente neutro de conteúdos.

  • C.

    A composição do currículo escolar reflete disputas (corporativas, políticas, culturais e outras) na definição do que deve ser ensinado na escola.

  • D.

    O currículo escolar real deve ser a única resposta possível para a questão: o que deve ser ensinado?

  • E.

    O currículo deve se limitar aos conteúdos e matérias das áreas a se ensinar.

Questão de Concurso - 1139578

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Língua Portuguesa 2017

Questão 3

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Na organização curricular encontramos, muitas vezes, uma valorização diferente entre os conhecimentos escolares. Exemplo disso é a prioridade dada à matemática em detrimento da língua estrangeira ou da geografia. Nessa hierarquia se supervalorizam as chamadas disciplinas científicas, secundarizando-se os saberes referentes às artes e ao corpo; silenciam-se as vozes de muitos indivíduos e grupos sociais e classificam-se seus saberes como indignos de entrarem na sala de aula e de serem ensinados e aprendidos.


Em vista disso, é correto afirmar que 

  • A.

    a área das ciências exatas é valorizada pela importância que significa para o mundo do trabalho.

  • B.

    os saberes são igualmente reconhecidos e selecionados na organização curricular da escola.

  • C.

    o conhecimento científico é desconsiderado e o saber prático reconhecido na organização curricular.

  • D.

    os conhecimentos do ensino fundamental e médio são uma adaptação do conhecimento científico.

  • E.

    os saberes socialmente reconhecidos são legitimados e os saberes populares estigmatizados.

Questão de Concurso - 1191493

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Pedagogia 2019

Questão 19

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O currículo de uma escola é o conjunto de oportunidades de ensino e aprendizagens para todos os envolvidos no processo.

Uma proposta curricular que emanada do corpo docente, de representantes dos responsáveis e dos estudantes:

  • A.

    atende às necessidades dos responsáveis pelos estudantes, eliminado insatisfações que podem desestabilizar o trabalho da escola.

  • B.

    deve ser, posteriormente, revista pela direção da escola, a quem cabem todas as decisões sobre o que fará parte do projeto político-pedagógico da instituição.

  • C.

    estabelece a relação fundamental entre o currículo e o contexto social, histórico e cultural ao qual a escola pertence.

  • D.

    corresponde, exclusivamente, às expectativas dos estudantes, que passam a se interessar pelas atividades que sempre desejaram, a partir das suas escolhas individuais.

  • E.

    atende aos anseios dos professores, já que eles são os protagonistas do processo, porque estudaram suas disciplinas a fundo e sabem o que é melhor para a escola.

Questão de Concurso - 1193326

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Coordenador de Turno 2019

Questão 19

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O grupo de professores e de coordenadores de uma escola da rede pública se reúne, regularmente, para repensar o currículo. Entre outras conclusões, o grupo resolve propor e organizar a participação de representantes dos responsáveis e dos estudantes nessa elaboração. Assim, a proposta curricular emanada desse novo grupo:

  • A.

    atenderá às expectativas dos responsáveis, eliminando as reuniões periódicas com os professores para avaliação do trabalho.

  • B.

    deverá ser, posteriormente, revista pela direção da escola, a quem cabem todas as decisões sobre o que será ensinado pela instituição.

  • C.

    estabelecerá a relação fundamental entre o currículo e o contexto social, histórico e cultural no qual a escola está inserida.

  • D.

    atenderá às expectativas dos estudantes, que terão as aulas que sempre desejaram, a partir das suas escolhas.

  • E.

    atenderá às expectativas dos professores, já que, ao convidarem os responsáveis e os estudantes, terão maior respaldo para suas decisões.

Questão de Concurso - 1177997

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área: Pedagogia 2019

Questão 34

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Ao processo de organização curricular que privilegia a incorporação de outras formas de aprendizagem e formação presentes na realidade social e possibilita ao aluno ampliar os horizontes do conhecimento e a aquisição de uma visão crítica que lhe extrapola a aptidão específica de seu campo de atuação profissional e propicia a diversidade de experiências aos alunos, denomina-se

  • A. organização curricular alternativa.
  • B. organização curricular emancipatória.
  • C. flexibilização curricular.
  • D. ampliação curricular.

Questão de Concurso - 1214767

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2019

Questão 26

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

As adaptações curriculares devem ser entendidas como um processo a ser realizado em níveis, sendo eles:

  • A.

    no currículo da escola; no currículo desenvolvido em sala de aula e no caderno de atividades do aluno.

  • B.

    no nível individual, por meio da elaboração e implementação do Programa Educacional Individualizado (PEI), e no caderno de atividades do aluno.

  • C.

    no projeto político pedagógico da escola, no currículo desenvolvido para o aluno com laudo.

  • D.

    no projeto político pedagógico, no currículo desenvolvido em sala de aula e no nível individual, por meio da elaboração de um Plano de Ensino Individualizado (PEI).

Questão de Concurso - 1210660

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 36

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Anulada! Essa questão foi anulada pela banca!

Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos pontos que devem ser considerados na organização curricular:

( ) O primeiro ponto é o de que o currículo não é um instrumento neutro. O currículo passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.

( ) O segundo ponto é o de que o currículo não pode ser separado do contexto social, uma vez que ele é historicamente situado e culturalmente determinado.

( ) O terceiro ponto diz respeito ao tipo de organização curricular que a escola deve adotar. Em geral, as instituições têm sido orientadas para a organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – V.

  • B.

    F – V – F.

  • C.

    V – F – V.

  • D.

    F – F – V.

  • E.

    F – F – F.