Imagem de fundo

"Como ser capaz de desenvolver práticas interdisciplinares, tendo uma frágil base disci...

"Como ser capaz de desenvolver práticas interdisciplinares, tendo uma frágil base disciplinar?" Esta pergunta decorre de pesquisa realizada por Gatti (2008) sobre o currículo de instituições formadoras de pedagogos. A referida autora mostra que apenas 7,5% dos conteúdos que compõem o currículo dos cursos de pedagogia dizem respeito àquilo que será ensinado pelos futuros professores. Ao evidenciar este aspecto da formação inicial de professores, Gatti (2008) coloca em questão a capacidade do pedagogo em propor práticas interdisciplinares qualificadas. Nesta perspectiva, interdisciplinaridade é:

A

o modelo de formação e atuação docente fundamentado na pedagogia da práxis.

B

a multirreferencialidade necessária ao profissional formado para atuação junto a crianças pequenas.

C

a capacidade de transitar com certa profundidade nas diferentes áreas de conhecimento que compõem o raio de ação profissional do pedagogo.

D

a concordância de que a pedagogia de projetos corresponde à alternativa didática para suprir a formação inicial.