No que se refere às dimensões sensoriais, físicas e psíquicas a
serem consideradas no AEE para alunos com deficiências múltiplas,
assinale a opção correta.
A
No planejamento da avaliação de aprendizagem, os aspectos
que acarretam atraso na capacidade adaptativa são mais
relevantes que aqueles relacionados ao desenvolvimento global
do deficiente múltiplo.
B
A efetividade do AEE depende do funcionamento global
do deficiente múltiplo; nesse sentido, estudantes com
deficiência sensoriais e físicas apresentam maior déficit de
aprendizagem que alunos com deficiência mental grave.
C
As atividades psicopedagógicas a serem aplicadas aos
estudantes com deficiências físicas ou sensoriais devem prever
a existência de deficiências socioafetivas ou psíquicas
concomitantes.
D
Os estudantes com deficiências múltiplas socioafetivas ou
psicomotoras tendem a ter menor desempenho em atividades
avaliativas quando comparados aos que possuem deficiências
sensoriais.
E
Na adequação curricular, as atividades propostas devem ser
individualizadas em virtude do nível de comprometimento
funcional de cada estudante e devido a outras peculiaridades de
seu desenvolvimento.