Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram,
estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma,
e o projeto educacional que buscaram implantar era
fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que
expressava um rígido código de conduta, ideias e
princípios que deveriam orientar o ensino. Esse
modelo jesuíta apresenta, entre suas principais
características,
A
um currículo semiestruturado, liberdade para
seleção de métodos de ensino e de
aprendizagem, frequência e seriedade dos
exercícios religiosos e hierarquia organizacional.
B
um currículo bem estruturado, definição de
métodos de ensino e de aprendizagem,
frequência e seriedade dos exercícios religiosos
e hierarquia organizacional.
C
um currículo de forte conotação teológica,
métodos de ensino expositivos e aprendizagem
memorística, condutas e posturas respeitosas
dos professores e alunos e forte hierarquia
organizacional.
D
um currículo bem estruturado, imposição sobre
os métodos de ensino e rigidez sobre os
processos de aprendizagem, com textos
indicados para estudo e exercícios religiosos.