Questões de Concurso de Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica - Decretos e Portarias - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1146731

Concurso IFPE Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 19

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Superior

Considerando a demanda por licenciaturas no campo das ciências exatas, existe grande interesse do IFPE em ofertar o curso de Licenciatura em Física em um campus localizado no interior de Pernambuco. Supondo que você integra a comissão responsável pela construção do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da licenciatura em questão, analise as seguintes proposições:



I. É importante que conste no PPC o histórico do curso, apresentando-se os antecedentes históricos que motivaram a sua criação. É relevante ainda que se contextualize o escopo do marco legal de criação dos Institutos Federais, aliado às demandas sociais para a formação docente.


II. A justificativa do PPC contemplará as razões que levam a instituição a propor a oferta do curso, destacando a modalidade de educação a distância, quando for o caso. Para subsidiar a justificativa, as razões deverão ser fundamentadas em dados de natureza econômica, social, política e ambiental e em outras informações comprovadas, com suas devidas referências, que justifiquem a necessidade da existência do curso na região.


III. Os objetivos possuem caráter facultativo e definem e norteiam até onde o licenciando deve chegar em sua formação, ao tempo em que estabelece aquilo que o curso deve propiciar aos estudantes. Os objetivos determinam a intencionalidade e os propósitos da formação prevista no curso, devendo incluir a dimensão política da formação, sendo subdivididos em objetivos gerais e específicos.


IV. A fundamentação legal refere-se à indicação do marco legal que fundamenta o Curso de Licenciatura, e deve especificar as leis e sobre o que elas legislam. Para tal, devem ser citados, em ordem cronológica, as leis federais, os decretos, as portarias do MEC, os pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação e as normas internas do IFPE que impactam na construção do PPC.


V. Na organização curricular, são identificados e descritos os principais aspectos responsáveis pela construção do perfil de formação, inclusive os conhecimentos que contribuam para a construção das competências profissionais previstas no perfil do egresso. Pela própria complexidade da organização curricular, dispensa-se que os conteúdos da Educação Básica sejam tratados de modo articulado com as didáticas específicas da licenciatura proposta.



Estão CORRETAS, apenas,

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II, III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    IV e V.

Questão de Concurso - 1146757

Concurso IFPE Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 28

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Superior

As Orientações Gerais para Elaboração de Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura (IFPE, 2017) norteiam a construção ou reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) dessa modalidade. São indicações para a construção e reconstrução dos PPCs contidas nesse documento:

  • A.

    conteúdos voltados para determinadas temáticas, tais como relações étnico-raciais, direitos humanos, meio ambiente, direitos do idoso, acessibilidade, entre outras, podem, facultativamente, perpassar o currículo transversalmente ou em componentes curriculares.

  • B.

    os itens organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura podem ser subtraídos do texto formal do PPC.

  • C.

    estágio curricular supervisionado facultativo ao estudante.

  • D.

    respeitar, obrigatoriamente, as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

  • E.

    a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como componente curricular optativo.