Questões de Concurso de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1203550

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2019

Questão 30

Instituto Avança São Paulo (Avança SP)

Nível Superior

São princípios do projeto nacional de educação, previstos na Resolução CNE/CEB n. 4/2010, EXCETO:

  • A.

    gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

  • B.

    respeito à liberdade e aos direitos.

  • C.

    prevalência das instituições públicas sobre as privadas.

  • D.

    garantia de padrão de qualidade.

  • E.

    valorização da experiência extraescolar.

Questão de Concurso - 1191347

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2019

Questão 36

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Leia a letra da canção para responder as 8 questões seguintes.

Menininha

Toquinho e Vinícius de Moraes

Menininha do meu coração
Eu só quero você a três palmos do chão.
Menininha, não cresça mais não,
Fique pequenininha na minha canção.
Senhorinha levada, batendo palminha,
Fingindo assustada do bicho-papão.
Menininha, que graça é você,
Uma coisinha assim, começando a viver.

Fique assim, meu amor, sem crescer,
Porque o mundo é ruim, é ruim, e você
Vai sofrer de repente uma desilusão
Porque a vida somente é seu bicho-papão.
Fique assim, fique assim, sempre assim
E se lembre de mim pelas coisas que eu dei.
E também não se esqueça de mim
Quando você souber, enfim,
De tudo que eu guardei.

https://www.vagalume.com.br/toquinho/menininha.html - Acessado em outubro de 2019.

Uma professora dos Anos Iniciais propôs a sua turma que medisse a altura de um dos estudantes, utilizando os palmos de três crianças diferentes como unidades de medida. Após as medições, a professora analisou, com os estudantes, os diferentes resultados obtidos registrados no quadro a seguir.

Considerando as orientações metodológicas expostas no eixo “grandezas e medidas” das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e da EJA do Município de Vitória, pode-se afirmar que esta atividade está:

  • A.

    de acordo com as diretrizes que orientam que unidades de medidas não convencionais podem ser abordadas nos Anos Iniciais.

  • B.

    de acordo com as diretrizes que orientam que somente as unidades de medidas não convencionais devem ser abordadas nos Anos Iniciais.

  • C.

    em discordância com as diretrizes que orientam que devem ser abordadas apenas unidades de medidas convencionais nos Anos Iniciais.

  • D.

    em discordância com as diretrizes que orientam que os estudantes dos Anos Iniciais não devem realizar medições na sala de aula.

  • E.

    em discordância com as diretrizes que orientam que os estudantes não devem refletir sobre a necessidade de padronização.

Questão de Concurso - 1133832

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 38

Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível Superior

Este é entendido como "as práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais e que afetam a construção das identidades das crianças".

Esta é a definição encontrada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil para:

  • A. Projeto Pedagógico.
  • B. Relatório de sala.
  • C. Plano de Aula.
  • D. Currículo.

Questão de Concurso - 852857

Concurso SEDF Professor de Educação Básica - Área: Língua Portuguesa 2016

Questão 109

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

As atividades lúdicas são exemplo de prática escolar representativa da concepção educativa abordada no texto, também presente nas referidas diretrizes, uma vez que tornam significativos os espaços-tempos de formação e aumentam a interação entre professor e estudantes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1112838

Concurso IFPR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Matemática - Perfil 01 2019

Questão 49

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Assinale a alternativa que contém as contribuições da prática como componente curricular apresentada nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica.

  • A.

    Ampliou a discussão da prática como um componente curricular que vai se construir na prática desenvolvida pelos agentes sociais, presentes nas instituições educacionais, ao colocar o currículo pretendido em ação, constituindo-se, portanto, em uma construção histórica.

  • B.

    O professor que refletisse sua ação se reduziria a um tradutor e aplicador de técnicas, mas estaria pesquisando e construindo seu conhecimento, constituindo-se em um pesquisador de sua prática.

  • C.

    A necessidade de se ampliar o espaço de formação do professor para a prática. A prática como atividade a ser desenvolvida apenas nos estágios supervisionados está muito calcada na teoria, o que vem fragilizando a atuação dos professores na realidade da sala de aula.

  • D.

    Os cursos de formação de professores tinham que se estruturar baseado na fórmula 3 +1, que se constituía por três anos de base comum (bacharelado) e mais um ano para a formação do licenciado.

  • E.

    Aprimorou o ofício docente, uma vez que o conhecimento e a análise de situações pedagógicas, tão necessários ao desenvolvimento de competências, precisam ficar restritos apenas aos estágios.

Questão de Concurso - 1133630

Concurso Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 59

Colégio Pedro II (Colégio Pedro II)

Nível Superior

A educação básica tem sido alvo de pesquisas e de políticas públicas que, eventualmente, sofrem descontinuidades. Pensar na educação básica requer conhecer bem o seu público alvo, construir adequadamente os seus currículos e os seus pressupostos filosóficos, bem como os seus objetivos.


Sobre a organização da educação básica no Brasil, é correto afirmar que ela se divide oficialmente em


  • A.

    educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

  • B.

    educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.

  • C.

    ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio.

  • D.

    ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior.

Questão de Concurso - 905909

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2017

Questão 37

COPEVE/ UFAL

Nível Superior

No depoimento, a professora enfatiza um importante aspecto da Profissão Docente, relacionado à

  • A. luta pela valorização salarial.
  • B. importância da formação inicial.
  • C. busca pela formação continuada.
  • D. singularidade da atuação feminina.
  • E. utilização das tecnologias de informação e comunicação no trabalho.

Questão de Concurso - 907023

Concurso Professor - Área: 1º ao 5º ano 2017

Questão 46

COPEVE/ UFAL

Nível Superior

Devido ao perfil das séries iniciais ter uma forte conotação de cuidado de crianças, a profissionalização do magistério favoreceu sua associação como

  • A. vocação feminina.
  • B. trabalho masculino.
  • C. prática assistencial.
  • D. função desprestigiada.
  • E. atividade especializada.

Questão de Concurso - 1081910

Concurso MPE PA Técnico Pedagogo 2012

Questão 34

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Evidencia-se a idéia do atendimento concomitante do ensino fundamental por parte de Estados e municípios, mesmo que até os dias de hoje não se tenha equacionado o

  • A.

    regime de colaboração.

  • B.

    ensino universalizado.

  • C.

    ensino obrigatório.

  • D.

    poder público.

Questão de Concurso - 1081912

Concurso MPE PA Técnico Pedagogo 2012

Questão 35

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Durante o processo de escolarização no ensino fundamental, as escolas poderão classificar os alunos por __________, no caso dos que cursaram com aproveitamento a série ou fase anterior na própria escola, __________ para os alunos que vieram de outras instituições ou ____________________. - As lacunas serão corretamente preenchidas com as expressões

  • A.

    transferência; por promoção; independentemente do grau de escolarização anterior.

  • B.

    promoção; por transferência; independentemente do grau de escolarização anterior.

  • C.

    permanência; por promoção; independentemente do grau de escolarização anterior.

  • D.

    promoção; independentemente do grau de escolarização anterior; por transferência.