Pedagogia Legislação Educacional Diretrizes Curriculares Nacionais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica

Assinale a alternativa que contém as contribuições da prática como componente curricular apresentada nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica.

  • A.

    Ampliou a discussão da prática como um componente curricular que vai se construir na prática desenvolvida pelos agentes sociais, presentes nas instituições educacionais, ao colocar o currículo pretendido em ação, constituindo-se, portanto, em uma construção histórica.

  • B.

    O professor que refletisse sua ação se reduziria a um tradutor e aplicador de técnicas, mas estaria pesquisando e construindo seu conhecimento, constituindo-se em um pesquisador de sua prática.

  • C.

    A necessidade de se ampliar o espaço de formação do professor para a prática. A prática como atividade a ser desenvolvida apenas nos estágios supervisionados está muito calcada na teoria, o que vem fragilizando a atuação dos professores na realidade da sala de aula.

  • D.

    Os cursos de formação de professores tinham que se estruturar baseado na fórmula 3 +1, que se constituía por três anos de base comum (bacharelado) e mais um ano para a formação do licenciado.

  • E.

    Aprimorou o ofício docente, uma vez que o conhecimento e a análise de situações pedagógicas, tão necessários ao desenvolvimento de competências, precisam ficar restritos apenas aos estágios.