Questão 1112838 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
Concurso: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPR) 2019
Cargo: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Matemática - Perfil 01
Banca: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Nível: Superior
Pedagogia Legislação Educacional Diretrizes Curriculares Nacionais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
Assinale a alternativa que contém as contribuições da prática como componente curricular apresentada nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica.
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A.
Ampliou a discussão da prática como um componente curricular que vai se construir na prática desenvolvida pelos agentes sociais, presentes nas instituições educacionais, ao colocar o currículo pretendido em ação, constituindo-se, portanto, em uma construção histórica.
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B.
O professor que refletisse sua ação se reduziria a um tradutor e aplicador de técnicas, mas estaria pesquisando e construindo seu conhecimento, constituindo-se em um pesquisador de sua prática.
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C.
A necessidade de se ampliar o espaço de formação do professor para a prática. A prática como atividade a ser desenvolvida apenas nos estágios supervisionados está muito calcada na teoria, o que vem fragilizando a atuação dos professores na realidade da sala de aula.
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D.
Os cursos de formação de professores tinham que se estruturar baseado na fórmula 3 +1, que se constituía por três anos de base comum (bacharelado) e mais um ano para a formação do licenciado.
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E.
Aprimorou o ofício docente, uma vez que o conhecimento e a análise de situações pedagógicas, tão necessários ao desenvolvimento de competências, precisam ficar restritos apenas aos estágios.