Questões de Concurso de Alfabetização e letramento - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1176399

Concurso Professor Substituto de Ensino Fundamental 2019

Questão 34

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Telma Weisz, ao analisar a relação entre a disponibilidade da informação externa e a possibilidade de construção interna pela criança, afirma que quando os meninos jogam juntos, há um determinado momento, precioso no processo de cada criança, em que aquilo que seu colega ao lado está fazendo, e que é reconhecido como mais avançado, se torna observável para ela. Para a autora, quando a criança percebe tal situação, é porque

  • A.

    o professor reproduz e mostra o que o colega faz melhor.

  • B.

    detém o conhecimento que brota de dentro para fora.

  • C.

    percebe que o conhecimento existe no mundo, no meio ambiente.

  • D.

    já construiu a lógica necessária para poder aprender.

  • E.

    já possui a heteronomia necessária para aprender.

Questão de Concurso - 1176435

Concurso Professor Substituto de Educação Infantil 2019

Questão 27

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Para Oliveira (2015), os projetos podem construir contextos para experiências de conhecer e explorar práticas sociais diversas, a fim de que crianças de 3 a 5 anos possam pesquisar e comunicar o que aprenderam. De acordo com a autora, é correto afirmar que os projetos didáticos

  • A.

    apresentam como principal característica a existência de um produto final e de objetivos mais abrangentes.

  • B.

    podem ser extraídos da Internet para serem aplicados no grupo, e também, devem ser implementados por meio de aulas expositivas com sequência fixa.

  • C.

    não apresentam objetivos claros em seu planejamento, uma vez que os objetivos vão sendo construídos a partir dos acontecimentos do projeto.

  • D.

    respondem às necessidades básicas de cuidados e higiene, necessitam de constância e devem ocorrer durante todos os dias do ano letivo.

  • E.

    definem que o papel do professor deve estar focado em transmitir o conteúdo pré-estabelecido na sequência correta, corrigir tarefas e verificar aprendizagens.

Questão de Concurso - 1176440

Concurso Professor Substituto de Educação Infantil 2019

Questão 30

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Na obra de Silva (2007), Brincadeiras: para crianças de todo o mundo, são mencionados alguns valores que apontam na direção de atividades e projetos com crianças, que estejam comprometidos em promover os direitos humanos e a cidadania, presentes pela própria ação de brincar. É correto afirmar, de acordo com a referida obra, que, entre esses valores, estão:

  • A.

    educação para a paz, por meio da solução pacífica de conflitos; tornar possível para as crianças o brincar e a expressão de seus traços culturais e individuais.

  • B.

    defesa da infância; arrecadação de fundos para a aquisição de brinquedos industrializados, para distribuí- los às crianças carentes de países em desenvolvimento.

  • C.

    universalização do brincar; manter as crianças disciplinadas e ocupadas, respeitando a orientação e as regras dadas pelo adulto, para evitar que se relacionem com pessoas inapropriadas.

  • D.

    oferta de subsídios às escolas públicas para que possam adquirir, modernizar ou consertar equipamentos de informática; ampliação do acesso às tecnologias do brincar, por meio dos equipamentos ou brinquedos eletrônicos nas escolas.

  • E.

    garantia às crianças do acesso a brinquedos e materiais nas escolas, apenas se forem certificados por órgão responsável que atestem a qualidade, durabilidade e autenticidade dos produtos; o desenvolvimento da tolerância.

Questão de Concurso - 1176441

Concurso Professor Substituto de Educação Infantil 2019

Questão 31

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Oliveira (2002), em Educação Infantil: fundamentos e métodos, discorre a respeito do trabalho com múltiplas linguagens na educação infantil. De acordo com a autora, a respeito desse tema é correto afirmar que

  • A.

    as propostas pedagógicas para educação infantil precisam eleger como eixo principal a realização de atividades voltadas para desenvolver a postura de estudante, por exemplo, fazer fila, portar-se à mesa, escutar o professor, fazer com zelo e atenção as tarefas propostas.

  • B.

    se deve valorizar o protagonismo infantil e dar liberdade irrestrita às crianças, deixando-as ter autonomia para definir o que fazer e quando fazer, bem como para brincar como queiram, pois jogar é algo da natureza da espécie, não demandando suportes culturais ou intervenções.

  • C.

    a fim de explorar o papel construtivo da linguagem no desenvolvimento das crianças, necessita-se trabalhar com elas linguagens verbais, musicais, dramáticas e plásticas, entre outras, e dar-lhes oportunidade de imergir no mundo da cultura escrita pelo contato com livros e microcomputador.

  • D.

    para garantir a aprendizagem das crianças na educação infantil, deve-se escolher entre as áreas do conhecimento (como linguagem, matemática, artes, etc.) e áreas do desenvolvimento (motor, linguístico, cognitivo) e a partir dessas escolhas, deve-se determinar dias e horas para trabalhá-las.

  • E.

    é preciso abolir das escolas de educação infantil o trabalho com diferentes tipos de textos, ou ainda, o ensinar a ler ou escrever. Esses conteúdos serão trabalhados no ensino fundamental, e não deve a educação infantil antecipá-los ou apresentá-los para as crianças.

Questão de Concurso - 1176444

Concurso Professor Substituto de Educação Infantil 2019

Questão 34

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

A fim de efetivar um projeto voltado ao desenvolvimento do esquema corporal das crianças, a professora de educação infantil Maria Auxiliadora propôs atividades com movimentos precisos. Para tanto, ela selecionou alguns exercícios de motricidade refinada, com base no que Meur (1991) propõe na obra Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil, para crianças a partir de 3 anos de idade, tendo em vista a etapa de desenvolvimento denominada “o corpo vivido”. Em consonância com a perspectiva da referida obra, as atividades propostas pela professora às crianças foram:

  • A.

    aplaudir; bater os cotovelos na mesa; andar com uma bola entre as pernas.

  • B.

    vestir, ela própria, uma boneca; cortar em linha reta; brincar de embrulhar objetos miúdos.

  • C.

    imitar olhos de chinês; tapar os ouvidos; morder uma maçã e observar as marcas.

  • D.

    estalar a língua; andar de joelhos; amuar-se (colocar os cotovelos nos joelhos).

  • E.

    ficar de olhos vendados; fazer um buraco na areia com o dedo; andar descalço na areia, no tapete e no chão liso.

Questão de Concurso - 1138330

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 50

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Staccioli (2013), na obra Diário do acolhimento na escola da infância, destaca que a criança tem o direito de, na escola, encontrar atitudes e ambientes acolhedores. Ele apresenta um método de trabalho acolhedor a ser desenvolvido na pré-escola e, nas orientações, indica a valorização da brincadeira, pois essa é capaz de mobilizar as crianças e de levá-las a aprendizagens e relações. A brincadeira pode ser vista sob o ponto de vista psicológico, pela ótica pedagógica e cultural. No contexto das brincadeiras, segundo Staccioli, a tarefa do professor é de

  • A.

    determinar os tipos de jogos e de brincadeiras que as crianças deverão realizar.

  • B.

    direcionar todas as brincadeiras infantis, inclusive as realizadas na hora do recreio.

  • C.

    utilizar apenas brinquedos e jogos educativos com fins pedagógicos, excluindo as brincadeiras de faz de conta.

  • D.

    oferecer oportunidades para uma vasta gama de mensagens e de provações.

  • E.

    excluir o brincar de natureza livre do seu plano de ensino, porque é incompatível com o processo educativo.

Questão de Concurso - 1138333

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 51

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Tardos e Szanto-Feder, in Falk (2004), ressaltam a importância, durante o primeiro ano de vida, do movimento autônomo iniciado pela própria criança. Para as autoras, é através da motricidade que se desenvolve uma atividade realmente autônoma e contínua, sendo um fator fundamental na estruturação de uma personalidade competente.

É correto afirmar que, para Tardos e Szanto-Feder, há

  • A.

    independência entre motricidade, desenvolvimento cognitivo e social da criança.

  • B.

    independência entre motricidade, desenvolvimento cognitivo e afetivo-social da criança.

  • C.

    uma relação entre motricidade e desenvolvimento intelectual e afetivo da criança.

  • D.

    uma relação apenas entre motricidade e desenvolvimento físico.

  • E.

    uma relação apenas entre motricidade e desenvolvimento social.

Questão de Concurso - 1138337

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 54

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Segundo Barbosa (2008), “para as crianças, a metodologia de projetos oferece o papel de protagonistas das suas aprendizagens, de aprender em sala de aula, para além dos conteúdos, os diversos procedimentos de pesquisa, organização e

  • A.

    manifestação dos sentimentos”.

  • B.

    sociabilização”.

  • C.

    relação interpessoal”.

  • D.

    apreciação das atividades realizadas”.

  • E.

    expressão dos conhecimentos”

Questão de Concurso - 1142009

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 39

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Na interação com manifestações de músicas, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura, as crianças podem alimentar experiências de apropriação dessas diferentes linguagens artísticas. Em O trabalho do professor na educação infantil, Oliveira et. alii (2016) afirmam que, na experiência com as linguagens artísticas, as crianças devem construir conhecimentos necessários para o desenvolvimento de seu próprio percurso criativo, por exemplo,

  • A.

    utilizar as tradicionais bandinhas de música em seu processo de criação para produzir improvisações musicais, já que esses instrumentos são os mais indicados para essa atividade, tendo em vista que a sonoridade é boa e, quando tocados juntos, produzem um som alto e claro.

  • B.

    participar de sessões regulares de apreciação musical, momento em que a criança deve contemplar somente canções infantis de artistas brasileiros, e também, participar de rodas de leitura para a escuta atenta de bons textos da literatura infantil.

  • C.

    assistir sessões compartilhadas de filmes, exclusivamente infantis, e preferentemente obras de grande circulação, para que tenham acesso a essa arte, tendo em vista que a maior parte dos educandos que frequenta as escolas públicas nunca foi ao cinema.

  • D.

    ampliar o repertório de imagens, músicas, movimentos e enredos, apropriando-se dessas referências culturais em seu próprio processo de criação e, ainda, deparar-se com problemas estéticos e desenvolver estratégias para solucioná-los. Podem também, apreciar as suas próprias produções, bem como as de colegas.

  • E.

    ensaiar peças de teatro ou atividades de dança para apresentação nos eventos e festas da escola, devendo as coreografias e as intepretações ser ensinadas, unicamente, pelo professor da turma ou por profissional devidamente habilitado na área.

Questão de Concurso - 1208642

Concurso Agente Educacional 2019

Questão 23

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Médio

A respeito do lúdico como instrumento de aprendizagem, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Como função pedagógica da aprendizagem, os jogos e brincadeiras apresentam aspectos importantes, tais como a busca de soluções, troca de ideias e tomada de decisões, formação de novos comportamentos e respeito aos colegas.

  • B.

    Embora a construção de conhecimentos possa estar presente nessas atividades, não se pode esperar que isso aconteça pela interação e troca de ideias com os colegas, mesmo sendo atividades pedagogicamente planejadas.

  • C.

    As atividades lúdicas não visam somente a diver-são, mas objetivam também a formação do caráter, a socialização e a incorporação de valores morais e culturais, por meio de um planejamento tecnicamente rigoroso, visando conteúdos programáticos e objetivos didáticos que preparem as crianças para as futuras disciplinas curriculares.

  • D.

    As brincadeiras e jogos na educação infantil visam estimular a competição, a astúcia e a força da personalidade de cada aluno, a fim de prepará-lo para o enfrentamento de problemas da vida adulta.