Imagem de fundo

Leia as afirmativas a seguir:I. A lateralidade é um conceito importante relacionado ao ...

Leia as afirmativas a seguir:


I. A lateralidade é um conceito importante relacionado ao desenvolvimento psicomotor e corresponde a dados neurológicos. Esse conceito está atrelado à predominância de um hemisfério cerebral sobre o outro. Cada hemisfério tem funções próprias e especializadas, e quando ocorre a dominância do hemisfério esquerdo sobre o direito, temos o indivíduo destro; quando ocorre a dominância do hemisfério direito sobre o esquerdo, temos o indivíduo canhoto e quando não há predomínio claro, usando-se discretamente os dois lados, temos o indivíduo ambidestro.

II. As atividades escolares desenvolvidas na Educação Infantil devem garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de controlar gradualmente o próprio movimento, deteriorando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.

III. A criança, na Educação Infantil, apresenta uma ampliação do repertório de gestos instrumentais, os quais contam com progressiva precisão. Atos que exigem coordenação de vários segmentos motores e o ajuste a objetos específicos, como recortar, colar, encaixar pequenas peças etc., sofisticam-se. Ao lado disso, permanece a tendência lúdica da motricidade, sendo muito comum que as crianças, durante a realização de uma atividade, desviem a direção de seu gesto; é o caso, por exemplo, da criança que está recortando e que de repente põe-se a brincar com a tesoura, transformando-a num avião, numa espada etc.


Marque a alternativa CORRETA:

A

Nenhuma afirmativa está correta.

B

Apenas uma afirmativa está correta.

C

Apenas duas afirmativas estão corretas.

D

Todas as afirmativas estão corretas.