Oliveira (2002), em Educação Infantil: fundamentos e métodos, discorre a respeito do tr...

Oliveira (2002), em Educação Infantil: fundamentos e métodos, discorre a respeito do trabalho com múltiplas linguagens na educação infantil. De acordo com a autora, a respeito desse tema é correto afirmar que

A

as propostas pedagógicas para educação infantil precisam eleger como eixo principal a realização de atividades voltadas para desenvolver a postura de estudante, por exemplo, fazer fila, portar-se à mesa, escutar o professor, fazer com zelo e atenção as tarefas propostas.

B

se deve valorizar o protagonismo infantil e dar liberdade irrestrita às crianças, deixando-as ter autonomia para definir o que fazer e quando fazer, bem como para brincar como queiram, pois jogar é algo da natureza da espécie, não demandando suportes culturais ou intervenções.

C

a fim de explorar o papel construtivo da linguagem no desenvolvimento das crianças, necessita-se trabalhar com elas linguagens verbais, musicais, dramáticas e plásticas, entre outras, e dar-lhes oportunidade de imergir no mundo da cultura escrita pelo contato com livros e microcomputador.

D

para garantir a aprendizagem das crianças na educação infantil, deve-se escolher entre as áreas do conhecimento (como linguagem, matemática, artes, etc.) e áreas do desenvolvimento (motor, linguístico, cognitivo) e a partir dessas escolhas, deve-se determinar dias e horas para trabalhá-las.

E

é preciso abolir das escolas de educação infantil o trabalho com diferentes tipos de textos, ou ainda, o ensinar a ler ou escrever. Esses conteúdos serão trabalhados no ensino fundamental, e não deve a educação infantil antecipá-los ou apresentá-los para as crianças.