Questões de Concurso de Níveis e tipos de planejamento - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 838659

Concurso DPU Técnico em Assuntos Educacionais 2015

Questão 80

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A educação, por ser planejada, deve ser tratada como uma organização de agrupamentos humanos intencionalmente constituídos. Com referência a esse assunto, julgue os próximos itens. Avaliação dos processos de resultados é uma fase posterior ao período previsto para o planejamento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1115208

Concurso Oficial de Apoio da Aeronautica - Área: Pedagogia (EAOAP) 2019

Questão 39

Centro de Instrução e Adaptação (CIAAR)

Nível Superior

O planejamento escolar pode ser definido como o ato de “Antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa.” (VASCONCELLOS , 2000, p.79). 


A literatura especializada em planejamento escolar confirma a necessidade de organizar o processo de ensino e de aprendizagem considerando, exceto, a

  • A.

    organização de metas, tempos, ações, metodologias para atender às necessidades da escola.

  • B.

    sistematização, organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, articulado com o Projeto Político Pedagógico da escola.

  • C.

    tomada de decisões sobre quais habilidades e competências a serem desenvolvidas no percurso escolar dos alunos em cada área do conhecimento.

  • D.

    organização de ações que contemplem o pleno desenvolvimento dos alunos, abrangendo os aspectos cognitivos, emocionais e sociais realizados apenas pelo corpo gestor da escola.

Questão de Concurso - 1181203

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 41

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito da comunicação e da interação grupal no processo de planejamento, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao envolver todas as áreas organizacionais em prol das ações sinérgicas para o alcance de objetivos comuns, a comunicação institucional forma um ciclo loquaz entre emissor, receptor, mensagem, canal, contexto e código.

  • B.

    Uma das formas de analisar ou compreender os processos grupais é por meio dos vetores universais de avaliação, como pertença, cooperação e afiliação, sendo a comunicação o vetor universal mais importante.

  • C.

    Para analisar a operatividade de grupos de trabalho, o pedagogo deve considerar a dependência e a complementaridade, que são dimensões do planejamento e da comunicação, respectivamente.

  • D.

    No modelo interpretativo de comunicação, a organização é um fenômeno cultural composto por trabalhadores, mulheres e outros grupos nos quais a estrutura social e o processo simbólico causam distorções sistemáticas de comunicação.

  • E.

    Durante o processo de interação grupal — no qual se destacam os papéis de líder progressista, líder da resistência, bode expiatório e porta-voz —, surgem conflitos entre o horizontal dos sujeitos e o vertical do grupo.

Questão de Concurso - 1139278

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 27

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

O planejamento escolar constitui-se anualmente em um ato que inaugura o trabalho de professores, especialistas e da comunidade de modo geral. Diferentemente do planejamento cotidiano das aulas feitas pelos professores, a jornada pedagógica anual é um espaço

  • A.

    coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca a construção do planejamento para o ano letivo ancorado em objetivos e metas da escola e do sistema de ensino, a partir da reflexão sobre os resultados das avaliações internas e externas, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

  • B.

    que permite que cada professor, a seu tempo e segundo métodos próprios, defina as contribuições que pode oferecer à escola e aos estudantes em conformidade com as atribuições que lhe cabem e que estão referidas ao ensino de conteúdos da base nacional comum curricular.

  • C.

    para socializar as prescrições para o trabalho de todos, atualizando as normas institucionais locais e as do sistema com objetivo de solucionar problemas de conduta da comunidade escolar que interferiram nos resultados da avaliação externa da escola no período anterior.

  • D.

    de participação facultativa, presencial ou à distância, que tem o objetivo de definir objetivos instrucionais, estratégias, metas, ações e responsabilidades para a realização da pauta de trabalho apresentada pelos gestores e orientada pela Secretaria de Educação para execução local.

  • E.

    onde a Secretaria de Educação comunica as decisões sobre os meios pelos quais todos devem garantir o direito de aprender aos estudantes, implicando a divisão de tarefas entre a escola e a família, bem como organizando a agenda de eventos anuais no calendário escolar e correspondentes contribuições da comunidade.

Questão de Concurso - 1139576

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Língua Portuguesa 2017

Questão 2

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Planejamento é o processo de

  • A.

    análise crítica que o educador faz de suas ações e intenções, onde ele procura ampliar a sua consciência em relação aos problemas do seu cotidiano pedagógico, à origem deles, à conjuntura na qual aparecem e quais as formas para a superação dos mesmos.

  • B.

    definição de metas e objetivos da aprendizagem que se quer alcançar ao final de cada ano letivo, bem como a escolha de metodologia, estratégias e técnicas que garantam eficientemente um aprendizado uniforme para todos os alunos.

  • C.

    discussão sobre a concepção de educação de um trabalho pedagógico, com a finalidade de definir a prática educativa que se espera dos professores em cada área do conhecimento.

  • D.

    escolha de objetivos prescritivos e procedimentos metodológicos que alcancem o ensino de qualidade previsto nos projetos político-pedagógicos de cada escola.

  • E.

    estabelecimento de objetivos predeterminados para o projeto educativo de cada escola, de acordo com a cultura e condições de aprendizagem dos alunos.

Questão de Concurso - 1203183

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Língua Portuguesa 2019

Questão 16

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

No planejamento de ensino, os recursos didáticos devem ser considerados como

  • A.

    um elemento que trará ao aluno a aprendizagem do conteúdo.

  • B.

    algo que independe da relação com o ensino, por estar voltado à aprendizagem do aluno.

  • C.

    algo que deve proporcionar ao aluno o estimulo à pesquisa e a busca de novos conhecimentos.

  • D.

    o elemento mais importante de intermediação do processo de ensino e de aprendizagem.

Questão de Concurso - 1098764

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Biologia 2019

Questão 26

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

No planejamento de ensino, os recursos didáticos devem ser considerados como

  • A. um elemento que trará ao aluno a aprendizagem do conteúdo.
  • B.

    algo que independe da relação com o ensino, por estar voltado à aprendizagem do aluno.

  • C.

    algo que deve proporcionar ao aluno o estimulo à pesquisa e a busca de novos conhecimentos.

  • D.

    o elemento mais importante de intermediação do processo de ensino e de aprendizagem.

Questão de Concurso - 1098767

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Biologia 2019

Questão 29

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

Os conteúdos escolares são um dos itens mais importantes na elaboração dos planos de ensino. Sobre esse tema, é correto afirmar que

  • A.

    os conteúdos programáticos devem ser elaborados a partir dos objetivos.

  • B.

    os conteúdos programáticos devem ser elaborados de acordo com a organização do livro didático a ser utilizado pela escola.

  • C.

    os conteúdos programáticos são considerados significativos quando deles partem os objetivos.

  • D.

    a seleção dos conteúdos programáticos deve considerar sua significação para o professor e os recursos que têm disponível para o ensino.

Questão de Concurso - 1139842

Concurso SEDUCE Professor - Área Biologia 2018

Questão 29

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar-se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O planejamento educacional é um documento em que são registradas as ações mais concretas de propostas que se deseja realizar, descrevendo os objetivos, os conteúdos, os procedimentos metodológicos, a avaliação do aluno e do professor e buscando efetividade e integração da escola.

  • B.

    O planejamento curricular envolve um processo multidisciplinar que tem por objeto a organização de um sistema de relações lógicas de vários campos do conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo de ensino-aprendizagem e a tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.

  • C.

    O planejamento escolar é um documento que descreve um processo de abordagem racional e científica dos problemas globais da educação, em que são apresentados os conteúdos básicos a serem contemplados, em um determinado período de tempo, no cotidiano do trabalho pedagógico do professor.

  • D.

    O planejamento de ensino envolve a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica, ou seja, é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.

  • E.

    O plano de aula descreve o conjunto de projetos a serem desenvolvidos em um período de tempo definido, envolvendo reflexões, ações e decisões referentes a situações em constantes interações entre professor e aluno e entre os próprios alunos.

Questão de Concurso - 1133795

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 29

Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível Superior

As ideias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos. Partindo deste princípio, marque "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as falsas:

( ) Planejar é um processo contínuo que tem sempre em vista a situação presente e as possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.

( ) O planejamento do sistema de educação é o de maior abrangência correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal.

( ) O planejamento de ensino deve levar em conta vários aspectos, mas ter apenas uma finalidade: garantir a finalização do conteúdo programático.

( ) Segundo Celso Vasconcelos existem duas dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a finalidade e o plano de ação.

A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é:
  • A. V-V-F-F
  • B. V-F-V-F
  • C. F-F-V-V
  • D. F-V-F-V