Imagem de fundo

A escolha dos conteúdos de ensino é uma das tarefas mais importantes para o professor, ...

A escolha dos conteúdos de ensino é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de compreensão e assimilação (Libâneo, 2013). Neste sentido, é CORRETO afirmar que

A

o domínio efetivo dos conhecimentos se garante pela memorização e pela repetição de fórmulas e regras. A compreensão teórica e prática só se efetivará por esses processos.

B

o programa de ensino deve ser delineado em conhecimentos assistemáticos, em temas genéricos e esparsos. O sistema de conhecimento de cada matéria deve garantir uma lógica interna, que permita uma interpenetração entre assuntos.

C

os conteúdos devem ter uma relevância social. No entanto, isto não significa incorporar no programa as experiências e vivências das crianças na sua situação social concreta.

D

um conteúdo demasiado complicado e muito acima da compreensão dos alunos não mobiliza a sua atividade mental. Neste sentido, o professor deverá propor conteúdos fáceis e simplificados.

E

os conteúdos devem expressar objetivos sociais e pedagógicos da escola sintetizados na formação cultural e científica para todos.