A escolha dos conteúdos de ensino é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de compreensão e assimilação (Libâneo, 2013). Neste sentido, é CORRETO afirmar que
o domínio efetivo dos conhecimentos se garante pela memorização e pela repetição de fórmulas e regras. A compreensão teórica e prática só se efetivará por esses processos.
o programa de ensino deve ser delineado em conhecimentos assistemáticos, em temas genéricos e esparsos. O sistema de conhecimento de cada matéria deve garantir uma lógica interna, que permita uma interpenetração entre assuntos.
os conteúdos devem ter uma relevância social. No entanto, isto não significa incorporar no programa as experiências e vivências das crianças na sua situação social concreta.
um conteúdo demasiado complicado e muito acima da compreensão dos alunos não mobiliza a sua atividade mental. Neste sentido, o professor deverá propor conteúdos fáceis e simplificados.
os conteúdos devem expressar objetivos sociais e pedagógicos da escola sintetizados na formação cultural e científica para todos.