Planejamento é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação, quer seja em um nível micro, quer seja no nível macro. (...) Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir. (VASCONCELOS, Celso: Planejamento. Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico.)
Marque o que se refere a um objetivo do “Planejamento Educacional”.
Conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema.
Aplicação do método científico na investigação da realidade educativa, cultural, social e econômica do país.
Previsão dos fatores mais significativos que intervêm no desenvolvimento do planejamento.
Apreciação realista das possibilidades de recursos humanos e financeiros, a fim de assegurar a eficácia das soluções propostas.
Apreciação objetiva das necessidades, para satisfazê-las a curto, médio e longo prazo.