Questões de Concurso de Evasão escolar - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1132682

Concurso Supervisor Pedagógico 2018

Questão 36

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

A evasão e o abandono representam um processo muito complexo, dinâmico e ____________ de saída do estudante do espaço da vida escolar. Fatores intrínsecos e extrínsecos à escola, como drogas, sucessivas _____________, prostituição, falta de incentivo da família e da escola, necessidade de trabalhar, excesso de conteúdos escolar, alcoolismo, vandalismo, falta de formação de _____________ e preparo para o mundo do trabalho influenciam diretamente nas atitudes dos alunos que se afastam da escola. A evasão e a repetência estão longe de ser problemas relacionados às características individuais dos alunos e de suas famílias. Segundo análise fundamentada em algumas entrevistas realizadas com docentes, as causas da evasão são: ____________ em sala de aula, bagunça, _______________ e violência com os professores e defasagem série/idade. (Silva filho; Araújo, 2017).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A.

    cumulativo – reprovações – valores – brigas – desrespeito

  • B.

    proporcional – faltas – atitudes – brigas – fracasso

  • C.

    relacional – infrequências – conhecimentos – desinteresse – reprodução

  • D.

    cumulativo – carências – cidadania – fracasso – desrespeito

  • E.

    proporcional – reprovações – valores – fracasso – desinteresse

Questão de Concurso - 1147318

Concurso IFSC Pedagogo 2019

Questão 25

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Nível Superior

De acordo com o Documento Orientador para a Superação da Evasão e da Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, publicado pelo MEC em 2014, uma das estratégias para fazer frente ao problema é a ampliação das equipes multidisciplinares. Quanto às causas da evasão e da retenção, elas são classificadas como:


( ) Fatores individuais, sendo um deles relacionado à adaptação à vida acadêmica.

( ) Fatores individuais, sendo um deles relacionado às questões didático-pedagógicas.

( ) Fatores internos, sendo um deles relacionado à gestão acadêmica do curso (horários, oferta de disciplinas etc.).

( ) Fatores externos, sendo um deles a conjuntura econômica e social.

( ) Fatores externos, sendo um deles inclusão social e respeito à diversidade.


Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:


  • A.

    F, V, V, V, F

  • B.

    V, V, F, V, F

  • C.

    F, V, F, F, V

  • D.

    V, F, V, F, V

  • E.

    V, F, V, V, F

Questão de Concurso - 1147328

Concurso IFSC Pedagogo 2019

Questão 35

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Nível Superior

Leia o fragmento de texto que segue, retirado da página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira – Inep: “Em 2017, a taxa de distorção idade-série foi de 28,2% no Ensino Médio e de 18,1% no Ensino Fundamental. A rede pública apresenta taxa de distorção quatro vezes maior do que a rede privada nas duas etapas de ensino” (INEP, 2019).

Considerando o problema apresentado pelo indicador educacional medido pelo Inep, quais das ações de intervenção propostas pelo Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal (BRASIL, 2014) devem ser seguidas para tentar reduzir o problema.


I. Ampliar o acompanhamento, os atendimentos e as orientações psicopedagógicos e sociais aos estudantes.

II. Adequar o projeto político pedagógico do curso às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional.

III. Ampliar o apoio aos núcleos de atendimento às pessoas com necessidades educativas especiais (equipe, qualificação, aquisição de equipamentos e estrutura física).

IV. Avaliar as exigências das empresas locais quanto à atuação dos egressos no mundo do trabalho.

V. Ampliar o número de bolsas em programas de assistência estudantil, pesquisa e extensão.


Assinale a opção CORRETA:


  • A.

    As afirmações I, III, e V estão corretas.

  • B.

    As afirmações I, II e IV estão corretas.

  • C.

    As afirmações II, III e V estão corretas.

  • D.

    As afirmações I, II e III estão corretas.

  • E.

    As afirmações II, IV e V estão corretas.

Questão de Concurso - 1133532

Concurso

Questão 54

Nível

Uma escola atende a estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Dentre seu público-alvo, há crianças e adolescentes vivendo em situação de risco ou em vulnerabilidade social. A equipe docente tem registrado e relatado um significativo crescimento nas taxas de evasão escolar.


Deve ser priorizado, como estratégia de enfrentamento para o problema apontado,


  • A.

    investir em treinamento e desenvolvimento de professores.

  • B.

    realizar um diagnóstico local sobre a realidade e contexto vivido pelos estudantes.

  • C.

    estabelecer parcerias com ONGs e igrejas locais para oferecer atividades socioculturais no contraturno escolar.

  • D.

    repreender as famílias para que elas exijam a frequência escolar de seus filhos e, se necessário, notificar o Conselho Tutelar sobre a evasão escolar.

Questão de Concurso - 1133545

Concurso

Questão 58

Nível

Analise as assertivas a seguir, que tratam de necessidades específicas de aprendizagem:


I – Diante de um estudante com dislexia, o professor deverá preparar diferentes procedimentos metodológicos para realização de tarefas e observar as competências desse estudante PORQUE

II – o professor não pode exigir que o estudante realize as atividades da mesma forma que os demais.


É correto afirmar que


  • A.

    I é falsa e II é verdadeira.

  • B.

    I é verdadeira e II é falsa.

  • C.

    ambas são verdadeiras e II é justificativa de I.

  • D.

    ambas são verdadeiras mas II não é justificativa de I.

Questão de Concurso - 919945

Concurso SED Orientador Educacional 2017

Questão 23

Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Nível Superior

Os problemas de evasão e de repetência estão presentes em nossas escolas há muito tempo. Estudos sobre a evasão mostram que esse fenômeno aparece estreitamente articulado com a repetência. No documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - p.32 e 33 estão listadas algumas ações que a escola deve fazer para ajudar a combater evasão e repetência. São elas, exceto:
  • A. desenvolver mecanismos de transferência dos alunos faltosos e indisciplinados.
  • B. identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem, procurando criar mecanismos internos de acompanhamento.
  • C. manter contato com as famílias sempre que forem registradas faltas frequentes de alunos.
  • D. analisar os dados de aprovação e reprovação da própria escola.

Questão de Concurso - 1106783

Concurso IFSC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 38

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Nível Superior

  • A. Câmpus 5
  • B. Câmpus 1
  • C. Câmpus 3
  • D. Câmpus 4
  • E. Câmpus 2

Questão de Concurso - 1138323

Concurso Pedagogo 2013

Questão 49

Instituto AOCP

Nível Superior

Um dos problemas da Educação de Jovens e Adultos está relacionado à questão da evasão. Analise as alternativas e selecione aquela que NÃO corresponde a alternativas que ajudam a diminuir as faltas e a evasão de jovens e adultos.

  • A.

    Uso de variadas linguagens.

  • B.

    Currículo contextualizado.

  • C.

    Fazer avaliações diárias.

  • D.

    Atendimento individual.

  • E.

    Acolhimento e merenda.

Questão de Concurso - 321474

Concurso TJDFT Analista Ministerial - Área Pedagogia 2007

Questão 63

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.

A total liberdade da equipe para tomar decisões com a interferência mínima do chefe caracteriza o estilo liberal de liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 507986

Concurso Pedagogo 2012

Questão 41

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Alunos da 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, em particular, são suscetíveis de apresentar problemas de adaptação. Mesmo quando permanecem na escola, a formação dessas classes, geralmente com colegas, professores e matérias totalmente novos, costuma representar, para boa parte dos alunos, um processo de readaptação à escola. Nesse contexto, o Orientador Educacional deve programar um atendimento especial, logo no início do ano letivo, para essas turmas que, não por acaso, são as que apresentam grandes índices de:

  • A.

    conflitos e repetência.

  • B.

    desvios e evasão.

  • C.

    evasão e repetência.

  • D.

    bulling e evasão.

  • E.

    repetência e bulling.