Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta (2003) fazem uma análise crítica sobre a educação básica no Brasil na década de 1990. Nesse artigo, os professores discutem a política implementada para o setor e concluem que, do ponto de vista do projeto social e educativo, na política de governo entre 1995 e 2003, aconteceu um retrocesso institucional, organizativo e pedagógico. Esse retrocesso, para os autores, pode ser traduzido como “subordinação ativa e consentida à lógica do mercado”.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, abr. 2003.
Com base no entendimento dos autores, é correto afirmar que a subordinação da política educacional à lógica do mercado se realiza quando o governo
ajusta a educação escolar à nova divisão internacional do trabalho.
se esforça para promover a formação dos jovens para a apropriação criativa da ciência e da tecnologia.
implementa iniciativas educacionais vinculadas a projetos comunitários na perspectiva econômica, política e cultural do cooperativismo.
não corrobora a pedagogia das competências e a organização do ensino por módulos, sob o ideário da empregabilidade como diretriz educacional.