Imagem de fundo

Segundo a perspectiva de Antoni Zabala (2010) sobre a função social do ensino, concepçõ...

Segundo a perspectiva de Antoni Zabala (2010) sobre a função social do ensino, concepções sobre os processos de aprendizagem, instrumentos de análise e avaliação de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:


I. Existem diferentes formas de classificar as capacidades do ser humano. O sistema educativo deve levar em conta os tipos de capacidade que são diretamente relacionados aos objetivos da educação, como: conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios); procedimentais (procedimentos, técnicas e métodos); e atitudinais (valores, atitudes e normas).

II. Para Zabala, a melhora de qualquer das atuações humanas não passa pelo conhecimento e pelo controle das variáveis que intervêm nelas. Conhecer essas variáveis não influenciará no planejamento do processo educativo, para, posteriormente, realizar a avaliação do que aconteceu. Portanto, um modelo de percepção da realidade da aula não está vinculado ao planejamento, à aplicação e à avaliação.

III. A avaliação é o processo-chave de todo o processo de ensinar e aprender; sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo. Nesse sentido, suas possibilidades e potencialidades se vinculam para a forma que as próprias situações didáticas adotam.

IV. A presença de opções claras sobre a função do ensino e da maneira de entender os processos de ensino/aprendizagem e que dão um sentido ou outro à avaliação soma-se à necessidade de objetivos com finalidades específicas que atuam como referencial concreto da atividade avaliadora, que a faça menos arbitrária e mais justa.


Assinale


A

se todas as afirmativas forem verdadeiras.

B

se apenas as afirmativas I, II e III forem verdadeiras.

C

se apenas as afirmativas I, II e IV forem verdadeiras.

D

se apenas as afirmativas I, III e IV forem verdadeiras.

E

se apenas as afirmativas II, III e IV forem verdadeiras.