Imagem de fundo

Sobre as concepções pedagógicas que permeiam a avaliação no contexto escolar, NÃO podem...

Sobre as concepções pedagógicas que permeiam a avaliação no contexto escolar, NÃO podemos afirmar que

A

embora muito criticada, a avaliação do desempenho escolar, como resultado do exame que se realiza sobre o aluno, é ainda predominante.

B

a vertente quantitativa da avaliação introduz aspectos que nos conduzem à reflexão epistemológica sobre a práxis da avaliação escolar.

C

a ideia de avaliar, não só para medir mudanças comportamentais, mas também a aprendizagem, portanto para quantificar resultados, encontra-se apoiada na racionalidade instrumental preconizada pelo Positivismo.

D

a avaliação somativa apoia-se em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.

E

a avaliação escolar relaciona-se à classificação dos alunos.