Questão 1138798 - Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados

Concurso: Colégio Pedro II 2013

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais

Banca: Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível: Superior

Pedagogia Avaliação Educacional Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados

Sobre as concepções pedagógicas que permeiam a avaliação no contexto escolar, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    embora muito criticada, a avaliação do desempenho escolar, como resultado do exame que se realiza sobre o aluno, é ainda predominante.

  • B.

    a vertente quantitativa da avaliação introduz aspectos que nos conduzem à reflexão epistemológica sobre a práxis da avaliação escolar.

  • C.

    a ideia de avaliar, não só para medir mudanças comportamentais, mas também a aprendizagem, portanto para quantificar resultados, encontra-se apoiada na racionalidade instrumental preconizada pelo Positivismo.

  • D.

    a avaliação somativa apoia-se em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.

  • E.

    a avaliação escolar relaciona-se à classificação dos alunos.