Questão 1138798 - Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados
Concurso: Colégio Pedro II 2013
Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
Banca: Instituto AOCP (Instituto AOCP)
Nível: Superior
Pedagogia Avaliação Educacional Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados
Sobre as concepções pedagógicas que permeiam a avaliação no contexto escolar, NÃO podemos afirmar que
-
A.
embora muito criticada, a avaliação do desempenho escolar, como resultado do exame que se realiza sobre o aluno, é ainda predominante.
-
B.
a vertente quantitativa da avaliação introduz aspectos que nos conduzem à reflexão epistemológica sobre a práxis da avaliação escolar.
-
C.
a ideia de avaliar, não só para medir mudanças comportamentais, mas também a aprendizagem, portanto para quantificar resultados, encontra-se apoiada na racionalidade instrumental preconizada pelo Positivismo.
-
D.
a avaliação somativa apoia-se em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.
-
E.
a avaliação escolar relaciona-se à classificação dos alunos.